Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Brawn, pneus vão decidir a prova malaia do ?circo?
Quinta-feira, 20 de Março de 2003
 
Nem o Diretor Técnico da Ferrari Ross Brawn, nem os demais integrantes da equipe italiana esqueceram o GP da Malásia do ano passado, quando a Williams conquistou um ?1-2? encabeçado por Ralf Schumacher e completado por Juan Pablo Montoya principalmente em função da maior eficácia demonstrada pelos pneus da francesa Michelin que calçam os carros do time inglês.

E a escolha dos pneus será, segundo Brawn, um fator determinante do resultado da segunda corrida do Mundial 2003, que vai ser disputada neste domingo em Sepang, na Malásia.

A Ferrari calça seus carros com os compostos da japonesa Bridgestone, com quem o time sediado em Maranello tem trabalhado cada vez mais em conjunto no sentido de desenvolver pneus apropriados para cada uma das pistas por onde vai passar o ?circo?.

"Nós continuamos trabalhando muito próximos da Bridgestone, e depois do que aconteceu aqui (na Malásia) na temporada passada, a verdade é que fizeram um bom trabalho desenvolvendo um tipo de pneus mais consistente e que dura mais? disse Brawn, que emendou: "Magny Cours é outro circuito no qual os pneus sofrem bastante, e a verdade é que o rendimento dos compostos da Bridgestone foi fantástico já que superamos aos Michelin em seu próprio terreno?, recorda.

Ross Brawn se diz otimista para a prova deste final de semana, tanto pela eficácia dos pneus Bridgestone quanto pelo regulamento relativo aos pneus desta temporada, que pode significar alguma vantagem?.

"As equipes agora só podem dispor de dois tipos pneus para seco por prova, mas é verdade que podem fazer sua própria escolha tanto de composto como de construção?, ressaltou Brawn, contando que a equipe na qual trabalha fez a escolha dos compostos para este final de semana num treino que aconteceu em Fiorano depois da corrida de abertura do campeonato disputada na Austrália.

"O novo regulamento implica que a Bridgestone poderia ver-se obrigada a fabricar até dez tipos diferentes de pneus para uma mesma corrida, já que ela fornece para cinco equipes. Mas, o lado positivo desta mudança nas regras é que já não há mais a preocupação em produzir mais um tipo de composto mais global, que leve em conta as sugestões de todas as equipes. Agora a resposta é muito mais rápida. Agora podemos testar e escolher um pneu entre um e outro Grande Prêmio, e tê-lo na prova seguinte?, disse Brawn.

Os treinos, já com vistas à corrida


Sobre a modificação regulamentar que transformou a volta classificatória praticamente na primeira do Grande Prêmio, Ross Brawn disse: ?De fato, nossa preparação durante o final de semana é toda voltada para a corrida, assim que escolhemos os pneus para seco já pensando no domingo?, ele disse, emendando que ?uma vez na pista, decidimos quais pneus vamos usar nos treinos oficiais e na prova, já que temos de escolher pneus consistentes, uma vez que os da classificação são os mesmos que serão usados na largada para a corrida?, lembrou.

Falando sobre a prova deste final de semana Ross Brawn disse: ?A pista de Sepang absorve muito o calor, e é extremamente severa com os pneus. A princípio, é necessário sair com compostos macios para terem aderência, mas não podem ser extremamente moles, já que o desgaste seria tremendo. A verdade é que a escolha fica comprometida. Nós tivemos de optar por uma filosofia que nos leve a conseguir pneus mais duráveis, apesar de que, por outro lado, a nova regulamentação leva-nos a pensar em sentido contrário, a pensar que os pneus não devam ser usadas demais, evitando as provas com uma única parada nos boxes?, finalizou.

A limitação dos pneus para chuva

Ross Brawn lembrou que a nova regulamentação a respeito do uso de pneus próprios para piso molhado pode causar algum transtorno no GP deste final de semana: ?Na Malásia você pode ser surpreendido por uma tempestade que forma uma enorme cortina d?água, que some depois de dez voltas. Porém, com apenas uma opção de pneus para piso molhado, é impossível cobrir todo o rosário de imprevistos que possam surgir?, disse, ressaltando que ?Deve-se decidir entre escolher um composto para um circuito totalmente molhado ou para uma pista úmida, o que vai fazê-lo acertar ou arruinar uma prova. Nós optamos por um composto intermediário, mas a verdade é que isso não é a solução ideal, concluiu?.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/09 - Ferrari terá visual diferente no GP italiano
 14/09 - Kanaan foi o mais rápido no primeiro treino da F-CART na Alemanha
 14/09 - Ralf feliz da vida com o primeiro tempo
 14/09 - Os Schumacher dominaram o dia em Monza
 13/09 - Confira a programação para este fim de semana
 13/09 - IRL também alterou a programação
 13/09 - NASCAR decide cancelar a prova do domingo
 13/09 - Cancelados os treinos e a classificatória na Alemanha
 13/09 - GP dos EUA deve ser o principal assunto em Monza
 13/09 - Ferrari cancela todas as celebrações
 13/09 - Chuva ainda cai na Alemanha
 13/09 - Chuva cancela a primeira sessão de treinos na Alemanha
 12/09 - Paulista: Bianchini quer nova vitória para manter liderança do campeonato
 12/09 - F3 Sudamericana: Nélsinho Piquet espera conquistar 1a vitória
 12/09 - F3000: Leia a entrevista com os pilotos da Petrobras Júnior
 12/09 - Williams renova contrato com Marc Gene
 12/09 - IRL mantém a data da última corrida da temporada
 12/09 - Desculpe a derrapada
 12/09 - Os brutos vão invadir Cascavel
 12/09 - BAR pode antecipar o lançamento de seu novo carro

... 834 835 836 837 838 839 840 841 842 843 844 845 846 847 848 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados