Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/09 - Equipe Toyota de F-1 pode ter mais um contratado
 11/09 - CART foi a última a mencionar os atentados em seu site
 11/09 - GP dos EUA ameaçado
 11/09 - F3 Sudamericana: Scandian pode assumir liderança da classe Light
 11/09 - Circuito de Campo Grande desafia pilotos da Fórmula 3 sul-americana
 11/09 - F-3000 EURO: Cresce expectativa de Meira para primeira vitória
 11/09 - Endereço eletrônico da IRL também trata dos atentados
 11/09 - Site da NASCAR lamenta atentados nos EUA
 11/09 - F-3000 EURO: Massa pode antecipar a festa do título
 11/09 - Confira a programação para as 500 Milhas da Alemanha
 11/09 - Prost pode ter mais um sócio
 11/09 - Enge será o substituto de Burti em Monza
 11/09 - Confira todos os campeões da extinta Indy Lights
 10/09 - De American Racing Series a Indy Lights: 16 anos de história
 10/09 - F-Atlantic sofrerá mudança completa em 2005
 10/09 - CART anuncia fim da Indy Lights
 10/09 - DF: Faleiro e Ferrari venceram as provas da Espron
 10/09 - Quinta colocação deixou Kleinubing mais próximo do título
 09/09 - Rodrigo Leite é o segundo classificado da Seletiva Petrobras em Imperatriz
 09/09 - DTM: Schneider comemora o tricampeonato em A1-Ring

... 835 836 837 838 839 840 841 842 843 844 845 846 847 848 849 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados