Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
FIA anunciou um ?pacotão? para conter os custos
Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2003
 
A Federação internacional de Automobilismo anunciou nesta quarta-feira um pacote contendo uma série de medidas tanto para tentar resgatar a competitividade quanto, e principalmente, para diminuir os gastos astronômicos das equipes de Fórmula 1.

Das medidas anunciadas, algumas entram em vigor já para o campeonato 2003, que vai começar no próximo dia 9 de março na Austrália, e outras podem ser adotadas ao longo do certame, ou, ainda, no começo do ano que vem.

As medidas que vão valer já para o certame 2003 são:

- A proibição do uso de telemetria, dispositivo que permitia que os técnicos regulassem o carro durante uma corrida, através de radiofreqüência;

- O veto ao uso da comunicação por rádio entre o piloto e os boxes e vice-versa.

- A proibição do uso de carros reserva (limitando cada time a ter um carro para cada piloto);

- A obrigatoriedade de recolher os carros ao parque fechado após a classificatória, depois do que fica proibida a realização de qualquer ajuste, salvo com autorização, e sob a supervisão dos Comissários.

Uma medida que pode ser implementada ainda ao longo deste ano, mas que pode ainda ser adiada para vigorar a partir de 2004 prevê a proibição do uso de dispositivos eletrônicos de controle de largada e de tração.

Em 2004 a FIA quer ir mais longe, prevendo que todos os times usem componentes padronizados, usando ainda sistemas de freios convencionais.

Há ainda a manifestação da intenção de adotar uma única marca de motores para todas as equipes, na linha do que vai acontecer a partir deste ano na Fórmula CART.

As decisões foram comunicadas numa reunião que os chefes de todos os times tiveram com o presidente da Federação Internacional Max Mosley no Aeroporto Heathrow, na Inglaterra.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 09/09 - F3 ALEMÃ: Kaneishi e Diefenbacher empatam no campeonato
 09/09 - F3 ALEMÃ: Sueco vence prova deste domingo; João Paulo foi o 5º
 08/09 - Bruno Martins garante vaga na final da Seletiva Petrobras
 08/09 - F-RENAULT: Augusto Júnior ainda lidera o campeonato
 08/09 - F-RENAULT: Suíço vence na Alemanha e adia título brasileiro
 08/09 - F3 ALEMÃ: Kaneishi assume liderança do campeonato
 08/09 - F3 ALEMÃ: João Paulo fez corrida agressiva e superou recorde da pista
 08/09 - F3 ALEMÃ: Ebrahim quebra o dedo e não corre domingo
 08/09 - F3 ALEMÃ: Kaneishi vence em A1-Ring; João Paulo chega em 3º
 07/09 - Montoya mais rápido no último dia em Magny-Cours
 07/09 - IRL: Goodyear pensa em voltar, mas sem concorrentes...
 07/09 - F3 ALEMÃ: Wirdheim larga na pole na Áustria
 07/09 - F-TRUCK: Flávio Trindade vai estrear em Cascavel
 07/09 - Prost decidirá na próxima semana quem substituirá Burti
 07/09 - Burti pode perder o resto da temporada
 07/09 - Raikkonen sofre acidente, mas passa bem
 06/09 - Lincoln Mendes troca de categoria no Carioca de Turismo
 06/09 - Schumacher aparece no último dia em Mugello e faz melhor tempo
 06/09 - Heidfeld termina na frente no segundo dia de testes em Magny-Cours
 06/09 - Hermano Rodriguez receberá etapa da F-CART em 2002

... 836 837 838 839 840 841 842 843 844 845 846 847 848 849 850 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados