Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Autódromo de Monza verá a última corrida da Fórmula 3000
Quarta-feira, 08 de Setembro de 2004
 
Criada em 1985 pela Federação Internacional de Automobilismo para substituir a extinta Fórmula 2 e funcionar como base para os pilotos que gostariam de chegar à Fórmula 1, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 chegará ao seu triste fim no próximo final de semana, quando for disputada a décima e última etapa da temporada.

Sem nunca ter cumprido verdadeiramente o seu papel ? nenhum campeão da Fórmula 3000 conseguiu levantar o caneco na Fórmula 1 ?, a categoria sucumbe depois de duas temporadas com grids fracos e falta de competitividade. Os últimos campeões sequer conseguiram uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial, tendo que desviar suas carreiras para os Estados Unidos ou aceitar competir com protótipos.

Embora o campeonato tenha passado por uma fase de sucesso, quando em 1996 mais de 30 carros lutavam para conseguirem uma vaga no grid, a criação de outras categorias mais baratas e com mais recursos ? como a World Series, Fórmula Renault V6 e a própria Fórmula 3000 Européia ?, minguaram de vez as vagas e no GP da Hungria do ano passado apenas 14 bólidos alinharam para a corrida.

Foram 206 corridas em 20 anos, sendo apenas duas delas fora do continente europeu: os GPs do Brasil de 2001 e 2002. O título desse ano já tem um dono, o italiano Vitantonio Liuzzi, que terá duplo incentivo para vencer no final de semana. Além da corrida ser disputada "em casa", no Autódromo de Monza, Liuzzi espera também ser o último piloto a subir ao lugar mais alto do pódio.

Em 2005, o espaço da Fórmula 3000 Internacional passará a ser ocupado pela Fórmula GP2, categoria que surge com o apoio da Renault, Bridgestone e Dallara. Especula-se que 30 carros já tenham sido encomendados, mas pelo andar da carruagem, se conseguir empatar com o grid atual de 18 bólidos já será considerada uma grande vitória.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 06/09 - FIA mantém etapas e não apresenta novidades
 06/09 - FIA divulga calendário provisório da F-1
 06/09 - F-DODGE: Testes em Mid-Ohio animam Cristiano Piquet
 06/09 - Enge impressiona em teste com a Prost
 06/09 - Prost e Arrows na disputa por Frentzen
 06/09 - McLaren deve usar Michelin em 2002
 05/09 - IRL: A.J. Foyt chama Greg Ray para correr no Texas
 05/09 - IRL: Johnny Herbert fará sua estréia no Texas
 05/09 - Barrichello fechou o dia na frente em Mugello
 05/09 - Montoya foi o mais rápido em Magny-Cours
 05/09 - McLaren tem interesse em Kimi Raikkonen
 05/09 - Patrick colocará mais um carro nas provas européias
 05/09 - F3 ALEMÃ: Ebrahim vai disputar prova na Áustria
 05/09 - Burti quer correr em Monza
 04/09 - Barrichello foi o mais rápido na Itália
 04/09 - Vasser assina com Bobby Rahal
 04/09 - Stock Car: Thiago Marques admite que penalização complicou sua vida
 04/09 - F3 ALEMÃ: João Paulo de Oliveira melhora seu desempenho
 04/09 - Ascensão do kart projeta o estado do Maranhão
 04/09 - Luciano Burti deixa a UTI

... 837 838 839 840 841 842 843 844 845 846 847 848 849 850 851 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados