Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Carros iguais e muita disputa entre as mulheres na Ford Fiesta
Terça-feira, 14 de Agosto de 2001
 
As mulheres estão nas pistas com o Campeonato Brasileiro de Ford Fiesta Feminino. Idealizado por Maria Helena Fittipaldi, presidente da Ampacom (Associação das Mulheres Pilotos de Automobilismo de Competição), e apoiado pela Ford Brasil, a competição vem conseguindo preencher os 16 lugares no grid com facilidade. Tudo isso porque os modelos Fiesta foram modificados para se tornarem mais competitivos, mas conservando as principais características dos modelos de rua.

Os 16 modelos Fiesta colocados à disposição da organização do Campeonato Brasileiro passaram por modificações. O responsável pelo desenvolvimento, preparação e manutenção dos carros é o Centro Pilotagem Roberto Manzini, de São Paulo. Na sexta-feira, um dos instrutores do Centro de Pilotagem, o André Bragantini ou o Giuliano Losacco, acerta o protótipo e passa os acertos para os 16 carros, que ainda serão sorteados entre as pilotos. Essa medida visa a redução de custos e torna a categoria ainda mais equilibrada e emocionante para os espectadores. "Esta é a primeira vez no Brasil que os carros são sorteados para as provas", explica Beto Manzini. "Já aconteceu isso em provas promocionais, mas nunca em um campeonato inteiro."

O motor do Fiesta de competição é o Zetec Rocam 1.6, o mesmo utilizado no modelo vendido nas concessionárias. Mas a diferença está na potência, que passou de 95 cavalos para 105 cv a 6 mil rpm. O aumento na potência foi conseguido por meio do mapeamento do módulo de gerenciamento efetuado pelo Campo de Provas Ford, em Tatuí ? SP, e Visteon eletrônica que acompanha todas as etapas efetuando check no local.

Outra modificação interessante, para deixar o carro com cara de competição, foi feita do tubo primário do escapamento para trás, mas o coletor de escape original foi mantido. Assim o motor deixa as características silenciosas do modelo de rua para um barulho de competição mesmo. "Redimensionamos o escapamento do Fiesta. O barulho não chega a ser tão alto quanto os outros carros de competição, mas é bem mais barulhento que os modelos de rua. Apesar disso, usamos um abafador para reduzir os níveis de decibéis", explica Manzini.

As mudanças no carro agradaram as competidoras. "Todo mundo está andando muito junto. Os carros estão bem equilibrados. Faltava uma categoria como essa para as mulheres", diz a pernambucana Danuza Moura, de 21 anos, vencedora da segunda etapa, em Caruaru. "Temos de ressaltar o grande trabalho que a Maria Helena, o Roberto Manzini e a Ford estão fazendo para deixar a categoria equilibrada e atraente", explica a piloto que também corre no Brasileiro da Stock Light.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 04/09 - Luciano Burti deixa a UTI
 04/09 - Já são 92 as vitórias brasileiras na temporada
 03/09 - Jimenez é campeão do 1º Troféu Brasil de Kart
 03/09 - Curitibano busca neste sábado o bi em Londrina
 03/09 - Paranaense de Automobilismo: Vitória de Varassin equilibra campeonato
 03/09 - IRL: Hornish é o mais jovem campeão da categoria
 03/09 - IRL: Irmão de Buddy vence, mas Hornish leva o título
 03/09 - Garfaram Orsi na F-Toyota/Atlantic
 02/09 - Confira como ficou o campeonato da CART
 02/09 - Moreno vence em final emocionante
 02/09 - Nélsinho fica em sexto, acha a maioria
 02/09 - Também uma kartista antecipou a conquista do título
 02/09 - Quebra de prisioneiros do Fiat Palio adia decisão do Brasileiro de Rali
 02/09 - Édio Fuchter/Wilfredo Gomes vencem etapas do Rali de Uberlândia
 02/09 - Orsi garante o título da F-Toyota/Atlantic
 02/09 - Três brazucas na frente no Warm up em Vancouver
 02/09 - BARBER DODGE: Rondet ainda lidera campeonato
 02/09 - Lancaster venceu pela F-Dodge
 02/09 - Michael foi senhor absoluto de todas as ações
 02/09 - Confira a pontuação entre os construtores

... 838 839 840 841 842 843 844 845 846 847 848 849 850 851 852 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados