Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/09 - Já são 92 as vitórias brasileiras na temporada
 03/09 - Jimenez é campeão do 1º Troféu Brasil de Kart
 03/09 - Curitibano busca neste sábado o bi em Londrina
 03/09 - Paranaense de Automobilismo: Vitória de Varassin equilibra campeonato
 03/09 - IRL: Hornish é o mais jovem campeão da categoria
 03/09 - IRL: Irmão de Buddy vence, mas Hornish leva o título
 03/09 - Garfaram Orsi na F-Toyota/Atlantic
 02/09 - Confira como ficou o campeonato da CART
 02/09 - Moreno vence em final emocionante
 02/09 - Nélsinho fica em sexto, acha a maioria
 02/09 - Também uma kartista antecipou a conquista do título
 02/09 - Quebra de prisioneiros do Fiat Palio adia decisão do Brasileiro de Rali
 02/09 - Édio Fuchter/Wilfredo Gomes vencem etapas do Rali de Uberlândia
 02/09 - Orsi garante o título da F-Toyota/Atlantic
 02/09 - Três brazucas na frente no Warm up em Vancouver
 02/09 - BARBER DODGE: Rondet ainda lidera campeonato
 02/09 - Lancaster venceu pela F-Dodge
 02/09 - Michael foi senhor absoluto de todas as ações
 02/09 - Confira a pontuação entre os construtores
 02/09 - Saiba como está a situação do campeonato

... 838 839 840 841 842 843 844 845 846 847 848 849 850 851 852 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados