Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Americanos chegaram a assistir 3 provas numa mesma temporada
Terça-feira, 23 de Setembro de 2003
 
Na história das 45 corridas que a Fórmula 1 já disputou nos Estados Unidos, há temporadas em que os fãs da categoria puderam assistir duas, ou até mesmo três provas dentro de um mesmo ano.

Sem dúvida atraídos pela possibilidade de adicionarem alguns milhares de Dólares a seus caixas, dirigentes do ?circo? e dos times que escrevem sua história decidiram ter mais de uma prova anual na Terra de Tio Sam, o que aconteceu entre 1976 a 1984.


Em 76, a primeira corrida ? vencida pelo suíço Clay Regazzoni - foi disputada no circuito de Long Beach, na Califórnia, no dia 28 de março, praticamente 7 meses antes da prova que teve como palco o traçado de Watkings Glen, no estado de Nova Iorque, onde quem ganhou foi o sul-africano Jody Scheckter.

Long Beach e Watkings Glen receberam uma prova cada também em 77, quando o norte-americano Mário Andretti contabilizou duas vitórias, a primeira em 20 de março, e a outra em 2 de outubro.

Na temporada de 1978, as pistas usadas foram as mesmas, e desta vez quem assegurou o privilégio de contabilizar dois triunfos foi o argentino Carlos Reutmann, feito que o canadense Jacques Villeneuve viria a igualar em 79, indo ao topo do pódio nas disputas dos dias 8 de abril e 7 de outubro.

Pilotando um carro da Brabham, a vitória foi do brazuca Nelson Piquet na primeira das duas corridas de 1980, quando a segunda ? disputada em 5 de outubro ?, teve como vitorioso o australiano Alan Jones, o ganhador das duas provas de 1981, a primeira no dia 15 de março, e a outra em 17 de outubro, quando a prova teve como palco o estacionamento do hotel Caesar?s Park, em Las Vegas.

Veio a temporada de 1983, quando as três corridas foram disputadas no traçado de Long Beach ? onde o austríaco Niki Lauda venceu -, de novo no estacionamento do Caesar?s Park ? onde o italiano Michele Alboreto foi ao topo do pódio -, e no traçado de Detroit, onde quem ganhou foi o inglês John Watson.

Em 1983 Lauda chegou adiante de todos na corrida disputada no dia 27 de março em Long Beach, e Alboreto ganhou em Detroit.

Foi em Detroit que começou a programação norte-americana do ?circo? na temporada de 1984, quando o brazuca Piquet venceu a disputa de 24 de junho, e quando o finlandês Keke Rosberg chegou na frente de todo mundo nos ?pegas? travados no circuito texano de Dallas no dia 8 de julho.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/09 - Condições meteorológicas cancelaram o terceiro treino em Spa
 01/09 - Domínio dos Williams. Montoya larga na pole position em Spa
 01/09 - Max Wilson apagou o incêndio de seu carro
 31/08 - Scott Dixon terá patrocínio da Nextel
 31/08 - IRL anuncia nova categoria para 2002
 31/08 - Tagliani lidera segundo treino em Vancouver
 31/08 - IRL: Aírton Daré reclama do carro e prevê corrida difícil
 31/08 - F-3000: Ricardo Sperafico só pensa na vitória
 31/08 - F-3000: Erro tira a pole position de Pizzonia
 31/08 - F-3000: Falta de sorte joga Haberfeld para 15º no grid
 31/08 - IRL: Domínio de Buhl no segundo treino em Chicago
 31/08 - Quatro brasileiros na frente no primeiro treino da CART
 31/08 - F3 INGLESA: Ernani larga na pole neste sábado
 31/08 - Acidentes marcam treinos em Spa
 31/08 - F-3000: Brasil faz primeira fila na Bélgica
 31/08 - Schumacher terminou na frente o primeiro treino em Spa
 31/08 - Autódromo do Rio deve voltar à iniciativa privada
 31/08 - F3 SUDAM: Furlán vai disputar as últimas provas
 30/08 - F-ATLANTIC: Orsi pode fazer festa no domingo
 30/08 - Castro Neves defende em Vancouver a liderança na classificação da CART

... 840 841 842 843 844 845 846 847 848 849 850 851 852 853 854 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados