Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/08 - F3 ALEMÃ: João Paulo chega em quarto
 25/08 - CBA declara Medrado como campeão da F-Júnior em 2000
 25/08 - IRL: Chuva impede treino classificatório em St. Louis
 25/08 - F3 ALEMÃ: João Paulo sobe ao pódio em Nurburgring
 25/08 - WRC: Gronholm segue na liderança do Rali da Finlândia
 25/08 - Adeus, Ken Tyrrell
 24/08 - Button foi o mais rápido em Barcelona
 24/08 - Átila Abreu confirma participação em Imperatriz
 24/08 - WRC: Mäkkinen deixa o Rali da Finlândia no primeiro estágio
 24/08 - Jaguar demite Bobby Rahal
 23/08 - WRC: Peugeot chega otimista para o Rali da Finlândia
 23/08 - IRL: Schmidt contrata Barron até o final do ano
 22/08 - Prefeitura do Rio quer a CART de volta
 22/08 - Prost quer manter Frentzen em 2002
 22/08 - Ferrari domina teste em Mugello; Barrichello foi o melhor
 22/08 - Em Silverstone, Hakkinen foi o mais rápido
 22/08 - Ralf Schumacher lidera treino em Barcelona
 22/08 - Ecclestone quer apenas 16 provas em 2002
 22/08 - Bridgestone preocupada com testes da Toyota
 22/08 - Governo apóia Seletiva no Maranhão

... 843 844 845 846 847 848 849 850 851 852 853 854 855 856 857 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados