Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA - Equipe Williams quer regulamento mais preciso
Segunda-feira, 24 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da primeira edição do  Speed On Line , de 26 de março de 1998.

O Diretor Técnico da Williams, Patrick Head, criticou a FIA por, em sua opinião, ?estar operando o Campeonato de F-1 com regras de critérios vagos?. Segundo Head, quando uma equipe tem alguma idéia nova, tem que submetê-la à comissão técnica da entidade e aguardar um parecer.

Se o novo dispositivo for considerado legal, a equipe terá permissão para produzí-lo. Caso a idéia seja considerada como fora do regulamento, a FIA enviará um comunicado.

O sistema de freios da McLaren foi o estopim da polêmica para todas as equipes. Head acha que o correto seria um regulamento mais rígido, no qual as equipes não precisariam consultar a FIA e, desta forma, ficarem à mercê de interpretações da Comissão Técnica. "O problema é que com o regulamento desta forma, a FIA pode interpretá-lo da maneira que quiser, e quando quiser", resumia.

O estopim do problema foi o polêmico sistema de freios da McLaren, considerado legal pela entidade. Várias equipes reclamaram contra o sistema, alegando que se tratava de um tipo de controle de tração ou um sistema de direção nas quatro rodas.

O polêmico sistema de freios do time de Woking funciona por meio de um terceiro pedal e um dispositivo que, quando acionado, direciona mais força frenante para uma das duas rodas traseiras. Desta forma, ao acionar o pedal e o dispositivo, o piloto impede que as rodas patinem, o que facilita a entrada e saída do monoposto nas curvas.

As equipes também suspeitam que o sistema possua algum tipo de controle eletrônico ? o que configuraria auxílio eletrônico ao piloto, proibido no regulamento.

Segundo Jacques Villeneuve, da Williams, que vem desenvolvendo um sistema semelhante, mas completamente mecânico, seria impossível para o piloto modular a força correta a ser aplicada ao freio e ainda precisar o momento exato de fazê-lo.

De qualquer forma, a FIA nega todas as hipóteses levantadas pelas equipes rivais da McLaren. Para Patrick Head, o episódio marcou um bom momento de rever o regulamento da F-1. "Hoje, quando uma equipe submete alguma idéia à FIA e esta é aprovada, só ela equipe fica sabendo. As demais, que por sua leitura do regulamento possam ter achado que o dispositivo seria ilegal, acabam prejudicadas", disse Patrick, que bate na tecla de um regulamento mais exato e sem necessidade de interpretações da Federação internacional de Automobilismo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 22/08 - IRL: Giaffone confiante em um bom resultado
 22/08 - IRL: Caras novas em St. Louis
 22/08 - Fisichella assina com a Jordan
 21/08 - Quinteto faturou a maratona do kartismo na Granja Viana
 20/08 - Brasileiros já venceram mais provas que nos últimos anos
 20/08 - Confira todos os campeões da Fórmula 1
 20/08 - "Deu prá desenferrujar", contou Bastos
 20/08 - Sara Sanches: vitória brasileira no kartismo uruguaio
 20/08 - Dobradinha gaúcha na prova da Fiesta em Cascavel
 19/08 - Gomide ganha mais uma na F-3 Norte-americana
 19/08 - Orsi venceu a terceira consecutiva na F-Toyota/Atlantic
 19/08 - Junqueira venceu em Elkhart Lake; Castro Neves é o novo líder
 19/08 - "Schumacada" de Campos na disputa da Pick Up Racing em Cascavel
 19/08 - Luis Tedesco vence 8ª etapa do Brasileiro de Rali
 19/08 - Grande briga na categoria N4 no campeonato Brasileiro de Rally
 19/08 - Ele fez isso de novo...
 19/08 - O campeão não achou palavras para expressar seus sentimentos
 19/08 - F3 INGLESA: Chuva adia a segunda corrida em Knockhill
 19/08 - F-3000 EURO: Meira pontuou. Massa ficou na brita, mas ainda lidera
 19/08 - F3 INGLESA: Vitória brasileira na Escócia

... 844 845 846 847 848 849 850 851 852 853 854 855 856 857 858 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados