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Uma autêntica prova de ´Destroy-Car´
Quinta-feira, 28 de Setembro de 2006
 
Por Eduardo Homem de Mello

Confesso que é muito mais cômodo comentar corridas na cabine da Band que tentar domar o potente e nervoso Stock Light.

A convite de Murillo Macedo, que se recupera de uma delicada cirurgia, participei a bordo do carro 54 da equipe JB Racing da sétima etapa do Campeonato Brasileiro da Stock Car Light, disputada em Brasília no último domingo.

O primeiro contato com o carro não foi muito animador, já que o Stock ficou pronto apenas na primeira etapa, disputada em São Paulo, e de lá para cá os mais variados problemas acabaram por deixar o chefe de equipe Celso Jordão sem nenhuma base para os ajustes.

Além disso, uma batida na segunda etapa praticamente destruiu o carro e isso, o que aliado è enfermidade do Murillo, impediu que a máquina pudesse participar regularmente das etapas.

Aceito o convite, cheguei a Brasília disposto a ajudar a equipe a desenvolver e testar alguns ajustes partindo do zero, o que logo notei que não seria uma tarefa fácil, pois de imediato o carro se mostrou avesso a ajustes, e com uma enorme tendência de sair de frente.

De tão ´dianteiro´, o comportamento do carro provocou um comentário do Jorge Freitas, chefe de equipe do campeão antecipado Marcos Gomes, que disse: "Não sei mais o que fazer para colocar o carro numa trajetória neutra sem que ele role de frente", um comentário que deixou todos dentro da a todos da todos dentro da JB Racing convictos de que estávamos no caminho certo.

Utilizamos todos os treinos para testar molas e calibragens, mas principalmente para tentar entender o comportamento do carro, já que a tendência ´dianteira´ obriga o piloto a tirar o pé do acelerador, aguardar a volta à trajetória ideal para só depois acelerar, o que implica em uma enorme perda de tempo a cada curva, aumentando demais o tempo gasto para completar uma volta.

Na sessão de classificação uma imprevisível chuva caiu logo após minha entrada na pista para as duas voltas cronometradas à qual cada piloto tem direito, e acabei conquistando a terceira vaga para o grid, situação que mudou até o final da classificatória, quando três pilotos que haviam abortado suas primeiras voltas, passaram a minha frente.

Apesar da sexta posição no alinhamento, a equipe ficou animada com o excelente tempo obtido na minha primeira volta de classificação, quando fiquei apenas sete décimos atrás de Marcos Gomes, que garantiu a saída na pole position, um sinal de que o Jordão ´acertou a mão´ entregando-me um carro muito bem equilibrado.

Uma autêntica prova de ´Destroy-Car´

Minha participação na corrida foi um capitulo a parte, onde fiquei espantado e preocupado com a maneira com que a garotada conduz um carro tão potente, propiciando ao público um espetáculo digno de um campeonato de demolição do tipo ?Destroy- Car?, o que obrigou a Direção de Prova a determinar quatro intervenções do Safety Car para conter os ânimos, juntar os cacos e recompor as barreiras de proteção.
Um horror, sem dúvida.

Uma característica marcante e de fácil percepção no carro da Stock Light é a rapidez com que se perde a aderência, dificultando ao máximo a possibilidade de andar rápido, o que deixa claro que o piloto que tiver a capacidade de se ajustar às condição de momento, freando antes, contornando mais lentamente as curvas dentro das possibilidades dos pneus, com certeza chegará ao final da corrida com enormes chances de vitória.

Cumpridos os 40 minutos da prova, tive a alegria de perceber que os envolvidos nos acidentes não sofreram nenhuma conseqüência física, e, a nível pessoal, encarei minha posição como uma vitória de um piloto de 52 anos que após duas temporadas parado largou em sexto, ganhou duas colocações, foi atropelado por um afobado Leonardo Burti retornando como último colocado da sexta volta, e após ter escapado de cinco acidentes cruzou a linha de chegada no décimo lugar.

Sem dúvida foi uma vitória inesquecível.
 
Jorge Kraucher
 
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