Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/11 - Paulista de Kart: Resultados da Mirim
 03/11 - Paulista de Kart: Resultados da Júnior Menor
 03/11 - Henrique Lambert quer mais pódio em Campo Grande
 01/11 - Com vitória, Vettel garantiu o vice no “circo”
 01/11 - Números finais da temporada do “circo”
 01/11 - Resultado do GP de Abu Dhabi
 01/11 - Gemperli venceu a corrida da Clio em Pinhais
 01/11 - A classificação da Copa Clio
 01/11 - Priaulx e Farfus Jr venceram na rodada japonesa do Mundial de Turismo
 01/11 - Os números do Mundial de Turismo
 01/11 - Resultados do WTCC em Okayama
 01/11 - Oliveira fechou as duas melhores voltas entre os “Independentes”
 30/10 - WTCC: João Paulo de Oliveira tem início positivo no Japão
 29/10 - WTCC: João Paulo de Oliveira estréia em etapa no Japão
 28/10 - Bons “pegas” marcaram a 8ª etapa da Copa SP Light
 28/10 - Copa SP Light: Resultado da Sprinter "B"
 28/10 - Copa SP Light: Resultado da Sprinter "A"
 28/10 - Copa SP Light: Resultado da Super Sênior
 28/10 - Copa SP Light: Resultados da Master "A" e "B"
 28/10 - Copa SP Light: Resultado da Júnior

... 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados