Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/11 - Paulista de Kart: Resultados da Mirim
 03/11 - Paulista de Kart: Resultados da Júnior Menor
 03/11 - Henrique Lambert quer mais pódio em Campo Grande
 01/11 - Com vitória, Vettel garantiu o vice no “circo”
 01/11 - Números finais da temporada do “circo”
 01/11 - Resultado do GP de Abu Dhabi
 01/11 - Gemperli venceu a corrida da Clio em Pinhais
 01/11 - A classificação da Copa Clio
 01/11 - Priaulx e Farfus Jr venceram na rodada japonesa do Mundial de Turismo
 01/11 - Os números do Mundial de Turismo
 01/11 - Resultados do WTCC em Okayama
 01/11 - Oliveira fechou as duas melhores voltas entre os “Independentes”
 30/10 - WTCC: João Paulo de Oliveira tem início positivo no Japão
 29/10 - WTCC: João Paulo de Oliveira estréia em etapa no Japão
 28/10 - Bons “pegas” marcaram a 8ª etapa da Copa SP Light
 28/10 - Copa SP Light: Resultado da Sprinter "B"
 28/10 - Copa SP Light: Resultado da Sprinter "A"
 28/10 - Copa SP Light: Resultado da Super Sênior
 28/10 - Copa SP Light: Resultados da Master "A" e "B"
 28/10 - Copa SP Light: Resultado da Júnior

... 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados