Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 30 anos, Fittipaldi conquistava o bicampeonato
Quarta-feira, 06 de Outubro de 2004
 
Nesta quarta-feira, 6 de outubro, completam-se exatos 30 anos desde a conquista do bicampeonato da Fórmula 1 pelo brasileiro Emerson Fittipaldi, uma festa que aconteceu no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1974, disputado no circuito de Watkins Glen.

Na chegada do ?circo? à pista norte-americana, o brazuca que realizava seu campeonato de estréia na equipe McLaren depois de ter defendido a Lotus por quatro temporadas, tinha os mesmos 52 pontos que o suíço Clay Regazzoni, a quem vencera na corrida anterior, disputada no Mosport Park, no Canadá, prova de 80 voltas que o piloto da Ferrari completara no segundo lugar, com pouco mais de 13 segundos de desvantagem em relação a Emerson.

Na briga que tinha a participação ainda do sul-africano Jody Schecker, da Tyrrell, que somava 45 pontos, a definição do título naquela que foi a última corrida do certame da temporada que teve 15 totais aconteceria em favor do piloto que conseguisse chegar adiante do outro, uma missão que inicialmente parecia mais fácil para o piloto da África do Sul, que assegurou o sexto tempo para um grid que foi encabeçado pelo argentino Carlos Reutemann, da Brabham, que fechou a marca de 1min38s98, onde Fittipaldi seria o oitavo, e Regazzoni o nono.

Na corrida, Schecker ?ficou pelo caminho? na 44ª volta, por falta de combustível em seu carro. O portenho Reutmann liderou todas as 59 voltas, enquanto o brasileiro Fittipaldi foi galgando posições até estar na quarta, o que não lhe valeu um lugar no pódio que teve o segundo degrau ocupado pelo também brasileiro José Carlos Pace, também da Brabham.

Porém, a presença ou não na festa do champanhe não fez a mínima diferença, já que Emerson Fittipaldi, então aos 27 anos de idade, tornou-se pela segunda vez o melhor piloto do mundo da Fórmula 1, repetindo o feito de dois anos antes, ainda pela Lotus.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/08 - Por 10 milésimos, Moro é o pole da F-3 em Brasília
 04/08 - Esgotados os ingressos para a prova da F-Truck em Campo Grande
 04/08 - Moro e Piquet vão sair na primeira fila da prova em Brasília
 04/08 - São 18 os carros inscritos para a prova da Fórmula 3 em Brasília
 04/08 - Confira os tempos de Zanvoort, após a mescla do segundo treino
 04/08 - Veja quem foram os dez mais rápidos da Fórmula Truck
 04/08 - Confira os dez mais rápidos do treino da F-3
 04/08 - Oliveira marcou o 13º tempo de seu grupo em Zandvoort. Sato foi o melhor
 04/08 - Fogaça: de novo o melhor na F-Truck
 04/08 - Moro e Medeiros dominaram o treino da F-3
 04/08 - Popó Bueno já está no Brasil
 04/08 - Sato é o melhor depois do primeira classificatória. Oliveira o 11º
 04/08 - Explicações não esclarecem coisa alguma no ?caso Alesi?
 04/08 - Silverstone contesta reportagem de revista britânica
 04/08 - Os BMW e Mazda dominaram o 2º treino em Portland
 03/08 - Equipes da F-Truck tiveram trabalho dobrado em Campo Grande
 03/08 - Paranaense termina na frente o dia de treinos da F-Júnior
 03/08 - Sato dominou os treinos para o Marlboro Masters; João Paulo foi o 21º
 03/08 - Fornecedor de pneus é dúvida na McLaren para 2002
 03/08 - Brasileiros ganham duas posições na classificação geral do ?Master Rally?

... 853 854 855 856 857 858 859 860 861 862 863 864 865 866 867 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados