Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 30 anos, Fittipaldi conquistava o bicampeonato
Quarta-feira, 06 de Outubro de 2004
 
Nesta quarta-feira, 6 de outubro, completam-se exatos 30 anos desde a conquista do bicampeonato da Fórmula 1 pelo brasileiro Emerson Fittipaldi, uma festa que aconteceu no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1974, disputado no circuito de Watkins Glen.

Na chegada do ?circo? à pista norte-americana, o brazuca que realizava seu campeonato de estréia na equipe McLaren depois de ter defendido a Lotus por quatro temporadas, tinha os mesmos 52 pontos que o suíço Clay Regazzoni, a quem vencera na corrida anterior, disputada no Mosport Park, no Canadá, prova de 80 voltas que o piloto da Ferrari completara no segundo lugar, com pouco mais de 13 segundos de desvantagem em relação a Emerson.

Na briga que tinha a participação ainda do sul-africano Jody Schecker, da Tyrrell, que somava 45 pontos, a definição do título naquela que foi a última corrida do certame da temporada que teve 15 totais aconteceria em favor do piloto que conseguisse chegar adiante do outro, uma missão que inicialmente parecia mais fácil para o piloto da África do Sul, que assegurou o sexto tempo para um grid que foi encabeçado pelo argentino Carlos Reutemann, da Brabham, que fechou a marca de 1min38s98, onde Fittipaldi seria o oitavo, e Regazzoni o nono.

Na corrida, Schecker ?ficou pelo caminho? na 44ª volta, por falta de combustível em seu carro. O portenho Reutmann liderou todas as 59 voltas, enquanto o brasileiro Fittipaldi foi galgando posições até estar na quarta, o que não lhe valeu um lugar no pódio que teve o segundo degrau ocupado pelo também brasileiro José Carlos Pace, também da Brabham.

Porém, a presença ou não na festa do champanhe não fez a mínima diferença, já que Emerson Fittipaldi, então aos 27 anos de idade, tornou-se pela segunda vez o melhor piloto do mundo da Fórmula 1, repetindo o feito de dois anos antes, ainda pela Lotus.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/08 - Por 10 milésimos, Moro é o pole da F-3 em Brasília
 04/08 - Esgotados os ingressos para a prova da F-Truck em Campo Grande
 04/08 - Moro e Piquet vão sair na primeira fila da prova em Brasília
 04/08 - São 18 os carros inscritos para a prova da Fórmula 3 em Brasília
 04/08 - Confira os tempos de Zanvoort, após a mescla do segundo treino
 04/08 - Veja quem foram os dez mais rápidos da Fórmula Truck
 04/08 - Confira os dez mais rápidos do treino da F-3
 04/08 - Oliveira marcou o 13º tempo de seu grupo em Zandvoort. Sato foi o melhor
 04/08 - Fogaça: de novo o melhor na F-Truck
 04/08 - Moro e Medeiros dominaram o treino da F-3
 04/08 - Popó Bueno já está no Brasil
 04/08 - Sato é o melhor depois do primeira classificatória. Oliveira o 11º
 04/08 - Explicações não esclarecem coisa alguma no ?caso Alesi?
 04/08 - Silverstone contesta reportagem de revista britânica
 04/08 - Os BMW e Mazda dominaram o 2º treino em Portland
 03/08 - Equipes da F-Truck tiveram trabalho dobrado em Campo Grande
 03/08 - Paranaense termina na frente o dia de treinos da F-Júnior
 03/08 - Sato dominou os treinos para o Marlboro Masters; João Paulo foi o 21º
 03/08 - Fornecedor de pneus é dúvida na McLaren para 2002
 03/08 - Brasileiros ganham duas posições na classificação geral do ?Master Rally?

... 853 854 855 856 857 858 859 860 861 862 863 864 865 866 867 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados