Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/07 - Brascar: vencedor da corrida anterior na frente em Londrina
 29/07 - Brascar: Hoerlle/Fornari/Mocellin no comando da disputa
 29/07 - Takagi terminou na frente o Warm up da F-Cart
 29/07 - Zonta pode perder a vaga para Alesi
 29/07 - Arrows: de novo as promessas
 29/07 - Japonês vence; Oliveira termina quase encostado a prova da F-3 Alemã
 29/07 - BRASCAR: Confira o grid da 3a etapa
 29/07 - BRASCAR: Pole position é de Ricci/Zanetti
 29/07 - Williams já está próxima da McLaren no certame de Construtores
 29/07 - BRASCAR: Primeiros treinos foram sob chuva
 29/07 - Saiba como está a classificação do Mundial de Pilotos
 29/07 - Ralf Schumacher vence na Alemanha
 29/07 - Ralf Schumacher foi o mais rápido no Warm Up
 29/07 - Pista alemã será fechada após a prova deste domingo
 28/07 - Orsi: mais uma posição de honra para os brazucas
 28/07 - Terminou apertada a guerra pelo título da IC Sudam
 28/07 - Novo triunfo garante o título a Campos na Bahia
 28/07 - Kanaan larga na pole em Chicago
 28/07 - Confira como ficou a tabela da Novatos
 28/07 - Cardoso fatura a quarta. E deixa a Bahia como campeão Invicto

... 857 858 859 860 861 862 863 864 865 866 867 868 869 870 871 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados