Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/07 - Magno ganhou também a segunda prova da Júnior Menor
 27/07 - Tem brasileiro na pole também na Fórmula 3000
 27/07 - Um brazuca. E mais duas poles na F-3 Alemã
 27/07 - Bianchini faturou mais uma na Cadete
 27/07 - IC Sudam: Hellmeister levou a melhor na primeira corrida
 27/07 - Cardoso: vitória tocantina na Novatos
 27/07 - "Não somos tão rápidos como parecemos. Mas..."
 27/07 - Vitória brasiliense na confusa corrida da Júnior
 27/07 - Paranaenses fizeram ?1-2? na prova da Júnior Menor
 27/07 - Bianchini: um passeio na primeira prova da Cadete
 27/07 - F3 Sudamericana: Ricardo Rissatti prepara sucessor
 27/07 - F3000: Scheckter corre no lugar de Saelens em Hockenheim
 27/07 - Confira os vencedores desde 1980 do GP da Alemanha
 27/07 - Jaguar é o destaque do primeiro dia de treinos livres
 27/07 - Rubens Barrichello faz o melhor tempo no 1o treino livre
 27/07 - Irmãos Schumacher se solidarizam com o compatriota Frentzen
 27/07 - Confira os horários da F1 e CART
 27/07 - Nada muda na BAR em 2002
 26/07 - Saiba quem são os poles do kartismo em solo baiano
 26/07 - Final de semana será bastante movimentado

... 860 861 862 863 864 865 866 867 868 869 870 871 872 873 874 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados