Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/07 - McLaren aposta na continuidade da boa fase em Hockenheim
 25/07 - Zonta espera ficar até o fim do ano
 25/07 - Jordan demite Frentzen
 25/07 - Hockenheim: um desafio para todos os fabricantes de motores
 25/07 - Triunfos de Chanoski mudaram o placar
 25/07 - Chanoski: mais um título internacional para o Brasil
 23/07 - Saiba como ficaram as classificações após o ?Domingo das Bruxas?
 23/07 - Stock Car: Chico Serra terá alta nesta terça-feira
 23/07 - Kleinubing largou e chegou na terceira posição em prova na California
 23/07 - F-Chevrolet: Rafael Motta passa bem depois do acidente
 22/07 - Franchitti encosta em Brack no campeonato
 22/07 - Tagliani ajudou na vitória de Carpentier
 22/07 - Rahal dominou corrida, mas morreu na praia
 22/07 - Scott Dixon faz aniversário e marca três pontos
 22/07 - WRC: Mäkinen quer o recorde de vitórias
 22/07 - "Tínhamos carro para ganhar a corrida", disse Kanaan
 22/07 - F-Chevrolet: Motta com suspeita de traumatismo craniano
 22/07 - F-Chevrolet: Streit e Cardoso lideram campeonato
 22/07 - Carpentier recebeu a quadriculada em Michigan
 22/07 - F-Chevrolet: Cacó vence em prova tumultuada

... 861 862 863 864 865 866 867 868 869 870 871 872 873 874 875 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados