Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
F3 Sudamericana tem mais uma edição de seu ?GP de Mônaco?
Terça-feira, 02 de Outubro de 2001
 
O Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 terá seqüência no próximo domingo com a prova mais charmosa do calendário. A nona das 12 etapas vai reunir os pilotos do Brasil, da Argentina e do Uruguai na pista de rua do balneário uruguaio de Piriápolis. Trata-se do traçado mais travado utilizado pela categoria, que constitui um verdadeiro desafio para pilotos e equipes no trabalho de acerto do carro.A principal exigência para um bom desempenho é a perfeita sincronia entre boa tração nas saídas de curva e equilíbrio da parte frontal do chassi.

A etapa uruguaia da F-3 se assemelha em muito ao GP de Mônaco, mais tradicional e badalado do Mundial de Fórmula 1. Barcos e iates ancorados, o cassino, a Curva do Cassino, contornada em 90 graus, ruas sinuosas, guard-rails delimitando a pista, o público nas sacadas, o mar nesse caso, de água doce , tudo isso faz da prova uma versão continental da etapa monegasca da principal categoria do automobilismo mundial. ?Apesar do desafio, das dificuldades, é uma etapa que tem um clima todo diferente?, opina Thiago Medeiros.

O piloto paulista da Amir Nasr Racing, terceiro colocado no Sul-Americano de F-3, tem boas recordações de Piriápolis. Nas duas provas lá realizadas em 2000, conquistou uma pole-position, uma vitória e um segundo lugar. A equipe brasiliense, aliás, entra na disputa com dois pilotos que já ocuparam o degrau mais alto do pódio no Uruguai o gaúcho Juliano Moro, líder do campeonato, foi o vencedor em 1997, em sua segunda corrida na categoria. Em 2001, Moro ganhou metade das oito corridas já realizadas e soma 108 pontos.

As características do circuito de Piriápolis reforçam a importância de um bom desempenho nos treinos que vão definir o grid de largada. ?Como não há pontos de ultrapassagem, largar na frente é fundamental para chegar na frente?, opina Luís Medrado, também da Amir Nasr Racing, equipe que corre com apoio da CEB/Banco Regional de Brasília/Drugovich/JFM. Sem nunca ter disputado uma corrida de carros numa pista de rua, Luís adianta que vai usar os treinos livres para aprender o máximo, sem arriscar.

A corrida também vai marcar duas reestréias na categoria. O paranaense Alexandre Sperafico, enquanto negocia sua ida para a Fórmula Atlantic dos EUA, vai participar das duas próximas etapas, em Piriápolis e no autódromo argentino de Rio Cuarto, no dia 14. Ele vai defender a equipe Avallone Motorsport, que também acolhe de volta à F-3 sul-americana Giordano Hernández. O uruguaio fez algumas participações pela classe Light no ano passado e fará neste domingo sua estréia na subdivisão principal do campeonato.
 
Marcos Ferreira
 
» Leia também

 18/07 - IRL: Categoria comemora sucesso de público
 18/07 - "Franchitti tem capacidade para estar na F1", disse Montoya
 18/07 - Tracy e Takagi recebem punições por atitudes em Toronto
 18/07 - Ralf Schumacher foi o melhor no segundo dia em Monza
 18/07 - Pedro Paulo Diniz voa alto na França
 18/07 - IRL: Giaffone preparado para pista de concreto
 18/07 - Equipe de Kanaan fecha com novo patrocinador
 18/07 - Wurz pode ser piloto da Toyota
 18/07 - Mais um brasileiro na Ferrari
 18/07 - Assoalho do carro foi a causa do acidente de Schumacher
 18/07 - Confira a programação para as 500 Milhas de Michigan
 17/07 - CART mudam as regras novamente
 17/07 - Schumacher sai ileso de acidente
 17/07 - Kleinubing volta à pista no final de semana
 16/07 - Hackers surrupiaram planos da Renault, diz técnico
 16/07 - Final de semana trouxe nova movimentação dos placares
 16/07 - Afastada a possibilidade de cancelamento da segunda parte do ?Brasileirão?
 16/07 - Certame da Indy Lights ameaçado de extinção
 16/07 - Lancaster venceu mais uma na F-Dodge
 16/07 - Castro Neves fez a volta mais rápida na disputa em Toronto

... 864 865 866 867 868 869 870 871 872 873 874 875 876 877 878 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados