Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/07 - Júdice fez boa prova em Silverstone. Pena que não valeu nada
 15/07 - Brasileiros terminam na 4ª posição, e continuam líderes no Mundial de Rali
 15/07 - Pela primeira vez com um parceiro, Campos venceu mais uma na Pick-up Racing
 15/07 - Danuza Moura ganhou a segunda prova da Fiesta
 15/07 - Andretti venceu de forma incrível o GP do Canadá
 15/07 - Campolina vence em dia de festa em Imperatriz
 15/07 - Medeiros venceu de ponta a ponta a prova da F-3 na Argentina
 15/07 - ?Adotamos a melhor estratégia possível?, disse Barrichello
 15/07 - ?Não tive como fazer nada quando o Mika se aproximou?, contou Schumacher
 15/07 - ?Queria tomar chá e esperar pelos outros?, brincou Hakkinen
 15/07 - Kanaan foi o melhor no treino de aquecimento em Toronto
 15/07 - Ferrari: cada vez mais distante da McLaren
 15/07 - Schumacher já têm 37 pontos a mais na classificação
 15/07 - E Hakkinen finalmente se reencontrou com a vitória
 15/07 - Coulthard foi o melhor no Warm up em Silverstone
 14/07 - Rutledge vence; Orsi chega em segundo e perde a liderança do certame
 14/07 - Jimenez: outro que atingiu 100% de aproveitamento em Betim
 14/07 - Hellmeister atingiu 100% de aproveitamento na Graduados ?B?
 14/07 - Não faltaram emoções na última da Sênior ?B?, onde o show foi de Andréia
 14/07 - Vitória de Russo e festa de Alex na Sênior ?A?

... 865 866 867 868 869 870 871 872 873 874 875 876 877 878 879 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados