Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
F-3 Sul-americana arma seu circo em Londrina
Quarta-feira, 09 de Maio de 2001
 
Depois das corridas realizadas nos Autódromos de Interlagos e de Paraná, na Argentina, a Fórmula 3 Sul-americana vai novamente armar seu "circo" no Brasil, desta vez no circuito de Londrina, situado na região Norte do estado do Paraná.

A prova que vai acontecer no próximo domingo nos 3,024 metros do circuito londrinense será a primeira disputada em solo brasileiro a contar pontos para o certame, já que aquela que foi disputada em Interlagos no dia 1º de abril como preliminar da Fórmula 1 foi considerada extra-campeonato, em outras palavras, não valeu coisa alguma.

Porém, a disputa no Autódromo José Carlos Pace serviu para indicar uma tendência: a de que o paulista Thiago Medeiros, que neste ano passou a defender as cores da Amir Nasr Racing, conta com o melhor equipamento, e atravessa uma excelente fase.

Thiago não teve trabalho para derrotar os adversários na pista paulistana, e acabou repetindo o feito na primeira prova que valeu pontos para o campeonato, disputada no dia 22 de abril. Naquela ocasião, o piloto dominou os treinos livres do sábado e a sessão de classificação; no domingo Medeiros foi o melhor no warm up e na corrida, onde depois de fazer a volta mais rápida fechou a disputa com mais de 8 segundos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, o gaúcho Juliano Moro.

Promessa de outra festa brasileira

Independentemente do fato de Medeiros ser ou não o vitorioso em Londrina, uma coisa é praticamente certa: o topo do pódio depois das disputas no domingo deve ser ocupado por um brasileiro.

Nossos representantes deixaram de ocupar o topo do pódio em apenas um dos sete GPs da Fórmula 3 Sul-americana já realizados em Londrina, o segundo, em 1996, quando o vencedor foi o argentino Fernando Croceri. Na primeira corrida da categoria em Londrina - disputada no dia 23 de agosto de 1992 -, o vitorioso foi o paulista Affonso Giaffone Netto, hoje correndo na Stock Car V-8. A terceira prova da categoria em solo londrinense, em 1995, foi ganha pelo paranaense Ricardo Zonta, atual "Test driver" da equipe Jordan de Fórmula 1. Em 95 aconteceu uma segunda corrida em Londrina, que foi vencida pelo goiano Tom Stefani, hoje um participante eventual de provas de Endurance no Brasil. O paranaense Sérgio Paese (hoje completamente afastado das pistas) levou a melhor no 5º GP da F-3 em Londrina, realizado em 1996. A sexta edição do GP londrinense aconteceu em 1997, quando o vitorioso foi o mineiro Bruno Junqueira, o pole position da F-Cart/FedEx na disputa do último sábado. A última vez em que a categoria "Sudamericana" correu no traçado norte-paranaense foi em 1998, quando quem levou a melhor foi o catarinense Leonardo Nienkötter, que hoje compete na Europa.

Os adversários de Medeiros

Qual dos pilotos inscritos no GP de Londrina pode quebrar no próximo domingo a boa fase que Thiago Medeiros iniciou em Interlagos?. Uma das respostas possíveis aponta para Juliano Moro, representante dos Pampas que é seu companheiro de equipe. Ângelo Serafin, que na última temporada venceu três provas do Brasileiro da Fórmula Chevrolet, e que neste ano defende a equipe Petrobras/Avallone é outro candidato a desbancar Thiago do topo do pódio, o mesmo acontecendo com Wagner Ebrahim, da Cesário Fórmula. Wagner pode ser beneficiado pelo fato de estar correndo em seu estado natal, fator que pode motivar também a Henrique Favoretto, outro piloto da Petrobras/Avallone. Além de estar no estado em que nasceu, o palco das disputas da F-3 no próximo final de semana é praticamente o quintal da casa de Favoretto, o ex-piloto da F-Chevrolet que nasceu na própria cidade de Londrina.

Argentinos venceram mais na "Light"

Se na divisão principal da Fórmula 3 Sul-americana a festa foi brasileira em seis das sete provas já realizadas em Londrina, na "Light" a história é diferente: os argentinos levaram a melhor em quatro oportunidades. Juan Giacchino ganhou o primeiro GP, em 1993, Emiliano Spataro levou a melhor em 95, ano em que a segunda prova londrinense foi ganha pelo também portenho Nicolás Filiberti. Na temporada de 1997 Federico Sanz engordou a lista de argentinos vitoriosos em Londrina, onde os triunfos verde e amarelos da antiga divisão "B" da F-3 aconteceram na 2ª edição, em 1993, através de Milton Sperafico, na 5ª, em 96, por intermédio de David Muffato e na sétima visita da categoria ao circuito, em 1998, quando o topo do pódio foi ocupado por Alexandre Sperafico.

Confira a classificação

Depois da primeira corrida com pontos válidos pelo Sul-americano da Fórmula 3 em 2001, a classificação está assim:

Divisão "A" -

1°) Thiago Medeiros (BRA), 20 pontos;
2°) Juliano Moro (BRA), 15;
3°) Wagner Ebrahim (BRA), 12;
4°) Martín Cánepa (URU), 10;
5°) Ângelo Serafim (BRA), 8;
6º) Christian Rocha (BRA), 6;
7º) Gabriel Werner (ARG), 4;
8°) Carlos Boufflet (ARG), 3;
9°) Christiano Rocha (BRA), 2;
10°) Matías Russo (ARG), 1 ponto;

Divisão Light -

1°) Carlos Boufflet (ARG), 20;
2º) Christiano Rocha (BRA), 15;
3°) Matías Russo (ARG), 12;
4°) Daniel Scandian (ARG), 10;
5°) José Luiz Medrado (BRA), 8;



 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/07 - Castro Neves fez a volta mais rápida na disputa em Toronto
 15/07 - Júdice fez boa prova em Silverstone. Pena que não valeu nada
 15/07 - Brasileiros terminam na 4ª posição, e continuam líderes no Mundial de Rali
 15/07 - Pela primeira vez com um parceiro, Campos venceu mais uma na Pick-up Racing
 15/07 - Danuza Moura ganhou a segunda prova da Fiesta
 15/07 - Andretti venceu de forma incrível o GP do Canadá
 15/07 - Campolina vence em dia de festa em Imperatriz
 15/07 - Medeiros venceu de ponta a ponta a prova da F-3 na Argentina
 15/07 - ?Adotamos a melhor estratégia possível?, disse Barrichello
 15/07 - ?Não tive como fazer nada quando o Mika se aproximou?, contou Schumacher
 15/07 - ?Queria tomar chá e esperar pelos outros?, brincou Hakkinen
 15/07 - Kanaan foi o melhor no treino de aquecimento em Toronto
 15/07 - Ferrari: cada vez mais distante da McLaren
 15/07 - Schumacher já têm 37 pontos a mais na classificação
 15/07 - E Hakkinen finalmente se reencontrou com a vitória
 15/07 - Coulthard foi o melhor no Warm up em Silverstone
 14/07 - Rutledge vence; Orsi chega em segundo e perde a liderança do certame
 14/07 - Jimenez: outro que atingiu 100% de aproveitamento em Betim
 14/07 - Hellmeister atingiu 100% de aproveitamento na Graduados ?B?
 14/07 - Não faltaram emoções na última da Sênior ?B?, onde o show foi de Andréia

... 865 866 867 868 869 870 871 872 873 874 875 876 877 878 879 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados