Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 12/07 - Bia simplesmente ignorou os marmanjos
 12/07 - Numa volta fantástica, Hellmeister marcou a pole da Graduados ?B?
 12/07 - Os peixes, torcendo pelos peixinhos
 12/07 - Sotaque regional na classificatória da Sênior A
 12/07 - Depois do susto, Hiar garantiu a melhor marca na Sênior ?B?
 12/07 - Rafael Monteiro é o pole da IC Sudam Júnior
 12/07 - Vida de rallizeiros foi literalmente agitada
 12/07 - McLaren: ?Não é hora de falar disso agora?
 12/07 - Domínio mineiro no ensaio da Intercontinental Sudam Júnior
 12/07 - Cheirinho de Pão de Queijo no último treino da Sênior ?B?
 12/07 - Domínio de Hellmeister no último treino da Graduados "B"
 12/07 - Dia começou complicado para o filho de Paulão
 12/07 - David voou baixo no último treino da Graduados "A" em Betim
 12/07 - Conheça os "codinomes" das categorias do kartismo
 12/07 - Entenda as regras de disputas do Brasileiro
 12/07 - Os marmanjos que se cuidem: Sara vai correr em Betim
 12/07 - Clima em Betim começa a esquentar nesta quinta-feira
 12/07 - Renovado, "Papo de Box" fala sobre o Rali dos Sertões
 11/07 - Barber Dodge Pro Series: Alexandre Sperafico busca recuperação
 11/07 - Certame vai prosseguir no Canadá

... 868 869 870 871 872 873 874 875 876 877 878 879 880 881 882 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados