Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 12/07 - Bia simplesmente ignorou os marmanjos
 12/07 - Numa volta fantástica, Hellmeister marcou a pole da Graduados ?B?
 12/07 - Os peixes, torcendo pelos peixinhos
 12/07 - Sotaque regional na classificatória da Sênior A
 12/07 - Depois do susto, Hiar garantiu a melhor marca na Sênior ?B?
 12/07 - Rafael Monteiro é o pole da IC Sudam Júnior
 12/07 - Vida de rallizeiros foi literalmente agitada
 12/07 - McLaren: ?Não é hora de falar disso agora?
 12/07 - Domínio mineiro no ensaio da Intercontinental Sudam Júnior
 12/07 - Cheirinho de Pão de Queijo no último treino da Sênior ?B?
 12/07 - Domínio de Hellmeister no último treino da Graduados "B"
 12/07 - Dia começou complicado para o filho de Paulão
 12/07 - David voou baixo no último treino da Graduados "A" em Betim
 12/07 - Conheça os "codinomes" das categorias do kartismo
 12/07 - Entenda as regras de disputas do Brasileiro
 12/07 - Os marmanjos que se cuidem: Sara vai correr em Betim
 12/07 - Clima em Betim começa a esquentar nesta quinta-feira
 12/07 - Renovado, "Papo de Box" fala sobre o Rali dos Sertões
 11/07 - Barber Dodge Pro Series: Alexandre Sperafico busca recuperação
 11/07 - Certame vai prosseguir no Canadá

... 868 869 870 871 872 873 874 875 876 877 878 879 880 881 882 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados