Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/07 - IRL: Deu Cheever no primeiro treino em Kansas
 05/07 - Minardi pode substituir Tarso Marques
 05/07 - Zonta bate carro de testes a 285 Km/h
 05/07 - Villeneuve em conversas com a Jaguar
 05/07 - F-Truck: Roberval Andrade quer vencer em Londrina
 05/07 - Sperafico corre pela Williams no fim de semana
 05/07 - Malasia pode ter o primeiro GP noturno
 04/07 - Marcos Gomes disputa Brasileiro pela Equipe Oficial da Mini Kart
 04/07 - F3 Sudamericana: Petrobras/Avallone treina no Rio de Janeiro
 04/07 - F-3 Alemã: Oliveira prevê corridas disputadas para o final de semana
 04/07 - Toyota estreará no "circo" com o patrocínio da Panasonic
 04/07 - Stock Car V8: Ingo Hoffmann leva internauta para andar de Stock Car
 03/07 - Granja Viana- Confira os resultados oficiais da 1ª Etapa do 2º Turno Grupo
 03/07 - Piloto no continente Asiático
 03/07 - Pilotos nos Estados Unidos e México
 03/07 - Pilotos na Europa
 03/07 - Pilotos na América do Sul
 03/07 - Pilotos de categorias Top
 03/07 - Continente Sul-americano abriga o maior número de "estrangeiros"
 03/07 - Paulista Lights - Resultados Oficiais

... 871 872 873 874 875 876 877 878 879 880 881 882 883 884 885 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados