Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/10 - O grid completo da F-Truck no interior gaúcho
 24/10 - Pole position do líder na 6ª etapa da Pick Up Racing
 24/10 - O grid completo da Pick Up Racing
 24/10 - Rodrigo Sperafico encabeçará o grid da Copa Vicar
 24/10 - O grid completo da Copa Vicar em Pinhais
 24/10 - Carvalho vai encabeçar o grid da Júnior em Pinhais
 24/10 - Djalma Fogaça e Adalberto Jardim largam entre os primeiros em Santa Cruz
 24/10 - Zonta largara na pole position da V8 em Pinhais
 24/10 - O grid completo da V8 em Pinhais
 24/10 - Motor quebra e Átila Abreu larga em último
 23/10 - Andrade foi o melhor do dia em S. Cruz do Sul
 23/10 - As marcas da sexta-feira em Santa Cruz do Sul
 23/10 - Todt venceu a eleição na FIA
 23/10 - Khodair foi o mais rápido da sexta-feira pela V8
 23/10 - Cavaleiro encabeçou a folha de tempos da Júnior
 23/10 - Lançoni na frente pela Pick Up Racing
 23/10 - Berlanda comandou os treinos da Copa Vicar
 23/10 - Os tempos da Pick Up Racing nesta sexta-feira
 23/10 - Os tempos da Stock Car V8
 23/10 - Os Tempos da Copa Vicar nesta sexta-feira

... 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados