Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/10 - O grid completo da F-Truck no interior gaúcho
 24/10 - Pole position do líder na 6ª etapa da Pick Up Racing
 24/10 - O grid completo da Pick Up Racing
 24/10 - Rodrigo Sperafico encabeçará o grid da Copa Vicar
 24/10 - O grid completo da Copa Vicar em Pinhais
 24/10 - Carvalho vai encabeçar o grid da Júnior em Pinhais
 24/10 - Djalma Fogaça e Adalberto Jardim largam entre os primeiros em Santa Cruz
 24/10 - Zonta largara na pole position da V8 em Pinhais
 24/10 - O grid completo da V8 em Pinhais
 24/10 - Motor quebra e Átila Abreu larga em último
 23/10 - Andrade foi o melhor do dia em S. Cruz do Sul
 23/10 - As marcas da sexta-feira em Santa Cruz do Sul
 23/10 - Todt venceu a eleição na FIA
 23/10 - Khodair foi o mais rápido da sexta-feira pela V8
 23/10 - Cavaleiro encabeçou a folha de tempos da Júnior
 23/10 - Lançoni na frente pela Pick Up Racing
 23/10 - Berlanda comandou os treinos da Copa Vicar
 23/10 - Os tempos da Pick Up Racing nesta sexta-feira
 23/10 - Os tempos da Stock Car V8
 23/10 - Os Tempos da Copa Vicar nesta sexta-feira

... 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados