Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Stock Car voltará a ter reabastecimento nas provas
Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2008
 
Marcada para começar em Interlagos no dia 13 de abril, a temporada 2008 do Campeonato Brasileiro ? Copa Nextel de Stock Car V8 terá como uma de suas novidades o retorno do reabastecimento, que deixou de ser feito após a terceira etapa do campeonato de 2004.

Criado para tornar as corridas mais atraentes, o reabastecimento obrigatório foi extinto depois da constatação de que seu efeito acabava sendo o oposto do desejado, e em seu retorno deverá ter suas regras um pouco alteradas, evitando que a parte da corrida pós-parada se torne enfadonha, com o vinha acontecendo até há quatro anos.

Mas o retorno das paradas para o acréscimo de combustíveis não será a única novidade no ano em que a cidade do Rio de Janeiro vai abrigar o ?GP do 1 Milhão de Dólares?, já que também o sistema das classificatórias será modificado, passando, a exemplo do que ocorre na Fórmula 1, a ser divido em três partes.

Pilotos comentam o retorno

Ricardo Maurício, que permanece defendendo a equipe, e Valdeno Brito Filho, que passará a defender as cores da Medley, comentaram o retorno do reabastecimento às provas da categoria, apesar de saberem pouco ainda a respeito da regra a vigorar nas paradas.

?Sabemos que o reabastecimento volta, nada mais. Acredito que o sistema antigo deve ser descartado. O ideal é que os carros sejam abastecidos pelos organizadores com a mesma quantidade e que sem a gasolina extra seja impossível completar a corrida, o que não ocorria anteriormente. Os boxes devem ser abertos já na segunda volta, a exemplo da Fórmula GP2. Assim, as equipes podem estabelecer suas estratégias de acordo com a colocação de seus carros no grid?, sugeriu Maurício.

Já Brito Filho, admite que ao ter estreado na categoria o reabastecimento já não era mais feito, mas ressalta que o controle de velocidade na área dos pits deve ser mais rigoroso: ?Comecei na Stock Car em 2004, quando o reabastecimento já havia sido extinto. Sei que havia radares em três pontos da área do pitlane. Mas, entre eles, os pilotos aceleravam e freavam. É necessário que a velocidade máxima seja respeitada em toda a área de boxes?, sugere.
Guto contesta

O paulista Augusto ?Guto Negrão?, que venceu duas corridas da categoria em 2003, ano em que o reabastecimento foi introduzido, se mostrou contrário ao retorno. ?É uma idéia que não deu muito certo. Além disso, não gosto de ver o regulamento modificado quase que a toda nova temporada. Por isso é que também não aprovo o novo formato dos treinos classificatórios?, ele completou, referindo-se ao fato de que as poucas informações já disponíveis dão conta de que as classificações devem ser três ?match races?. O terceiro e o quarto colocados na segunda sessão entrarão sozinhos na pista para duas voltas cronometradas. Em seguida, enfrentam-se 2º e 5º e 1º e 6º. Os vencedores, com base na soma dos tempos, garantem as três primeiras posições. A pole ficará com aquele que for o melhor de todos, independentemente da ordem de entrada na pista.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/07 - Responda à nova enquete do Speed On Line
 01/07 - IRL: Lazier encosta em Hornish na liderança
 01/07 - IRL: Buddy Lazier colocou seu nome na história
 01/07 - IRL: Giaffone explica o acidente
 01/07 - IRL: Daré se revolta com fechada de Giaffone
 01/07 - Fórmula Alpie: o sábado foi dos Fernando em Interlagos
 01/07 - IRL: Confira o resultado em Richmond
 01/07 - IRL: Lazier venceu prova de abertura em Richmond
 30/06 - IRL terá 14 corridas em 2002
 30/06 - Gauss Júnior venceu a disputa da Classic
 30/06 - Abede Jr. larga na frente pela Speed
 30/06 - Helou Jr. comanda o grid da Força Livre
 30/06 - Cardoso foi o melhor na classificatória da DTM/Pick Up
 30/06 - Carreira vai encabeçar o grid da prova da Corsa
 30/06 - Thomé larga na pole da prova que abre a programação deste domingo
 30/06 - Tem brasileiro na melhor posição do grid da F-Cart
 30/06 - Começa daqui a pouco a classificatória em Cleveland
 30/06 - F-Renault: saiba como está a classificação do Europeu
 30/06 - F3000: Ricardo Sperafico esperava mais
 30/06 - F3000: Haberfeld assume erro no acerto do carro

... 873 874 875 876 877 878 879 880 881 882 883 884 885 886 887 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados