Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou as novas regras do ?circo?
Sábado, 14 de Dezembro de 2002
 
Em sua última reunião do ano, realizada em Mônaco, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo homologou as mudanças regulamentares definidas em 28 de outubro pela Comissão de Fórmula 1, o que abre caminho para que sejam implementadas já no Campeonato de 2003 da categoria.

Do pacote de modificações regulamentares aprovado, fazem parte um novo sistema de pontuação, a proibição de ordens de equipe, uma nova forma de realização das sessões classificatórias, a limitação do número de testes entre as provas, e a autorização para que os fabricantes possam desenvolver pneus específicos para cada um dos times seus clientes.

Veja abaixo o que muda para o próximo ano:

Sistema de pontuação

Pela nova regra, o vencedor de uma prova marcará os mesmos 10 atuais, mas a diferença para o total dado ao segundo colocado cai de 4 para 2 pontos.

A partir de 2003, os oito primeiros colocados numa prova vão pontuar, enquanto até aqui apenas os seis melhores colocados tinham direito a pontos.

Como já dito, o ganhador da corrida receberá 10 pontos. O segundo colocado terá direito a 8, o terceiro a 6, o quarto a 5, o quinto a 4, o sexto a 3, o sétimo a 2 e o 8º colocado a 1 ponto.

Ordens de equipe

Ficam vetadas as ordens de equipe que tenham como propósito alterar o resultado final de uma prova.


Classificatória

Como acontece atualmente, os tempos que vão definir as posições de cada piloto no grid serão os da sessão classificatória realizada aos sábados, entre as 13 e às 14 horas locais do país-sede da prova.

Porém, cada piloto passará a ter direito a apenas uma volta cronometrada, indo à pista na ordem inversa do resultado de uma pré-classificação que vai ser realizada às sextas-feiras, para a qual a ordem de saída dos boxes será definida de acordo com a posição daquele piloto na tabela do campeonato (para o primeiro GP de 2003, a ordem usada na sexta-feira será a da classificação final do certame deste ano).

Redução do número de treinos entre as corridas

Houve uma limitação a dez sessões do total de testes privados que cada equipe poderá realizar entre o período que vai de 1º de março a 1º de novembro.

Porém, para 2003, os times ainda terão a opção de realizarem o número de testes que julgarem necessários, mas neste caso não terão direito às sessões pré-treinos oficiais para o GP.

As equipes que concordarem em limitar a 10 seus ensaios particulares, vão ganhar direito a um treino de duas horas, sempre às sextas-feiras, entre 9 e 11 horas da manhã, na pista-sede da corrida.

Pneus

As fabricantes de pneus poderão (pelo menos em tese) desenvolver compostos diferentes, de acordo com as necessidades de cada time.

Acaba a obrigação de que todas as equipes usem os mesmos compostos. A cada corrida, os times podem optar por dois tipos diferentes de pneus, mas não terão de usar obrigatoriamente os mesmos dos demais times.

No que diz respeito aos pneus para chuva, a opção que os times terão é de um único tipo por prova.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/07 - Responda à nova enquete do Speed On Line
 01/07 - IRL: Lazier encosta em Hornish na liderança
 01/07 - IRL: Buddy Lazier colocou seu nome na história
 01/07 - IRL: Giaffone explica o acidente
 01/07 - IRL: Daré se revolta com fechada de Giaffone
 01/07 - Fórmula Alpie: o sábado foi dos Fernando em Interlagos
 01/07 - IRL: Confira o resultado em Richmond
 01/07 - IRL: Lazier venceu prova de abertura em Richmond
 30/06 - IRL terá 14 corridas em 2002
 30/06 - Gauss Júnior venceu a disputa da Classic
 30/06 - Abede Jr. larga na frente pela Speed
 30/06 - Helou Jr. comanda o grid da Força Livre
 30/06 - Cardoso foi o melhor na classificatória da DTM/Pick Up
 30/06 - Carreira vai encabeçar o grid da prova da Corsa
 30/06 - Thomé larga na pole da prova que abre a programação deste domingo
 30/06 - Tem brasileiro na melhor posição do grid da F-Cart
 30/06 - Começa daqui a pouco a classificatória em Cleveland
 30/06 - F-Renault: saiba como está a classificação do Europeu
 30/06 - F3000: Ricardo Sperafico esperava mais
 30/06 - F3000: Haberfeld assume erro no acerto do carro

... 873 874 875 876 877 878 879 880 881 882 883 884 885 886 887 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados