Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria se despede após 14 temporadas
Sábado, 28 de Setembro de 2013
 
A Grand-Am Road Racing, ou simplesmente Grand-Am Series, está oficialmente extinta a partira da prova disputada sábado no Lime Rock Park, já que a partir de 2014 a categoria se fundirá com a American Le Mans Series, passando a disputar o TUDOR United SportsCar Championship, campeonato que será organizado pela International Motor Sports Association (IMSA).

O início da história da Grand-Am remonta o ano de 2000, um após a criação da Grand American Road Racing Association sediada em Daytona Beach, na Flórida (EUA), próximo às sedes da International Speedway Corporation (ISC), do Daytona International Speedway e da NASCAR, que em 2008 adquiriu a Série, passando a realizar conjuntamente as ações de comunicações e marketing, mas não a operacionalização das corridas, que seguiram acontecendo independentemente.

Dos 14 campeonatos disputados, o principal “papa-títulos” é o norte-americano Scott Pruett, que faturou seu primeiro caneco em 2004, formando dupla com o italiano Max Papis, e voltou a ser campeão em 2008, 2010, 2011 e no ano passado (2012), nestas ocasiões em dupla com o mexicano Memo Rojas.

Confira abaixo a relação dos campeões em todas as séries disputadas.

Todos os campeões da
Grand-Am Road Racing - Divisão principal

 Ano

  Piloto (País)  Carro  Equipe

 2013

 Max Angelelli (ITA)/
Jordan Taylor (EUA)
 Corvette DP Wayne Taylor Racing

 2012

 Scott Pruett (EUA)/
Memo Rojas (MEX)
 Riley/BMW Ganassi Racing

 2011

 Scott Pruett (EUA)/
Memo Rojas (MEX)
 Riley/BMW Ganassi Racing

 2010

 Scott Pruett (EUA)/
Memo Rojas (MEX)
 Riley/BMW Ganassi Racing

 2009

 Jon Forgaty (EUA)/
Alex Gurney (EUA)
 Riley/Pontiac Bob Stallings Racing

 2008

 Scott Pruett (EUA)/
Memo Rojas (MEX)
 Riley/Lexus Ganassi Racing

 2007

 Jon Forgaty (EUA)/
Alex Gurney (EUA)
 Riley/Pontiac Bob Stallings Racing

 2006

 Jorg Bergmeister (ALE)  Riley/Ford Krohn Racing

 2005

 Max Angelelli (ITA)/
Wayne Taylor (AFS)
 Riley/Pontiac SunTrust Racing

 2004

 Max Papis (ITA)/
Scott Pruett (EUA)
 Riley/Lexus Ganassi Racing

 2003

 Terry Borcheller (EUA) Doran/Chevrolet Bell Motorsports

 2002

 Didier Theys (BEL)  Dallara/Judd Doran Racing

 2001

 James Weawer (ING)  Riley & Scott/Ford Dyson

 2000

 James Weawer (ING)  Riley & Scott/Judd Dyson
Observação sobre nomenclaturas da divisão principal:
Temporada 2000: SR (Sports Racing)
Temporadas 2001/2002 - SRP (Sports Racing Prototypes)
Temporadas 2003/2013 - DP (Daytona Prototypes)
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/06 - Enge confirma a pole. Haberfeld larga em quinto
 29/06 - Da Matta fechou na frente o primeiro treino da F-Cart
 29/06 - F-3000: Enge terminou na frente a primeira sessão de classificação
 29/06 - "Agora temos uma base sólida para trabalhar", festejou Irvine
 29/06 - De contrato novo, Todt já começa a falar em aposentadoria
 29/06 - Jordan contrata Stephen Taylor
 29/06 - Em Interlagos, o dia é de treinos livres
 29/06 - Toyota estava por perto quando cumpriu mais uma sessão de ensaios
 29/06 - No segundo treino, foi a vez de Coulthard ser o mais rápido
 29/06 - Primeiro treino não apresentou nenhuma grande surpresa
 29/06 - Hakkinen foi o melhor no primeiro treino na França
 28/06 - "Já estou quase acostumado aos maus resultados" disse Trulli
 28/06 - Confira a programação das categorias Top neste final de semana
 28/06 - F-Renault: treinos para a 6ª etapa acontecem nesta sexta-feira
 28/06 - "Paulistão" vai movimentar Interlagos neste final de semana
 28/06 - Promessa é de um final de semana positivo para a Benetton
 28/06 - Pista fechada para pousos e decolagens num aeroporto em Ohio
 28/06 - Lancaster comenta os treinos em Michigan
 27/06 - Sem tempo para trabalhar, McLaren vai com poucas esperanças para a França
 27/06 - F-Renault: Popó se recupera bem, e já fala em voltar a correr

... 875 876 877 878 879 880 881 882 883 884 885 886 887 888 889 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados