Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
De American Racing Series a Indy Lights: 16 anos de história
Segunda-feira, 10 de Setembro de 2001
 
A Indy Lights surgiu em 1986 com o nome de American Racing Series (ARS) e foi criada pelo grupo formado por ?Pat? Patrick, lendário dono de equipe, Ralph Sanchez, promotor de corridas, e John Frasco, ex-presidente da CART. O único presidente da categoria foi o inglês naturalizado norte-americano Roger Bailey.

Entre os anos de 1986 e 1992, a ARS usava chassis Wildcat/March 85B, adaptados do Campeonato Europeu de Fórmula 3000, com um motor Buick V6 de 4.2 litros. Em 1991, a categoria passou a ser conhecida como Indy Lights, mesmo ano em que a Bridgestone/Firestone tornou-se patrocinadora principal do evento.

O ano de 1993 marcou a estréia do Lola T92/20, também uma adaptação dos chassis usado nos campeonatos europeus. Em 1997 aconteceu um importante passo para o desenvolvimento da categoria. A Lola desenvolveu o T97/20 exclusivamente para a Indy Lights, melhorando o desempenho em circuitos ovais.

Em 1998, a Firestone passou os direitos da categoria para sua subdivisão, a Dayton, que permaneceu até esta temporada. Nesse mesmo ano, a Championship Auto Racing Teams comprou os direitos da categoria e foi onde começou o seu declínio, pois também passou a organizar a Fórmula Atlantic, categoria de nível semelhante ao da Indy Lights.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 29/06 - Enge confirma a pole. Haberfeld larga em quinto
 29/06 - Da Matta fechou na frente o primeiro treino da F-Cart
 29/06 - F-3000: Enge terminou na frente a primeira sessão de classificação
 29/06 - "Agora temos uma base sólida para trabalhar", festejou Irvine
 29/06 - De contrato novo, Todt já começa a falar em aposentadoria
 29/06 - Jordan contrata Stephen Taylor
 29/06 - Em Interlagos, o dia é de treinos livres
 29/06 - Toyota estava por perto quando cumpriu mais uma sessão de ensaios
 29/06 - No segundo treino, foi a vez de Coulthard ser o mais rápido
 29/06 - Primeiro treino não apresentou nenhuma grande surpresa
 29/06 - Hakkinen foi o melhor no primeiro treino na França
 28/06 - "Já estou quase acostumado aos maus resultados" disse Trulli
 28/06 - Confira a programação das categorias Top neste final de semana
 28/06 - F-Renault: treinos para a 6ª etapa acontecem nesta sexta-feira
 28/06 - "Paulistão" vai movimentar Interlagos neste final de semana
 28/06 - Promessa é de um final de semana positivo para a Benetton
 28/06 - Pista fechada para pousos e decolagens num aeroporto em Ohio
 28/06 - Lancaster comenta os treinos em Michigan
 27/06 - Sem tempo para trabalhar, McLaren vai com poucas esperanças para a França
 27/06 - F-Renault: Popó se recupera bem, e já fala em voltar a correr

... 875 876 877 878 879 880 881 882 883 884 885 886 887 888 889 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados