Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Prost: do sonho às portas da falência
Sexta-feira, 23 de Novembro de 2001
 
O francês Alain Prost, quando piloto, foi um dos mais expressivos de toda a história da Fórmula 1, tendo arrebatado quatro títulos mundiais e alcançado impressionantes 51 vitórias, um recorde que só foi superado neste ano pelo alemão Michael Schumacher.

Depois de ter deixado as pistas em 1993, após ter disputado nada menos que 199 Grandes Prêmios, Alain começou a sonhar em ter um time francês forte no mundial de Fórmula 1.

O pontapé inicial na direção de tornar seu sonho uma realidade, foi dado pelo francês quando ele adquiriu de seu compatriota Gui Ligier toda a estrutura da então equipe Ligier, que entre os anos de 1976 e 96 havia ganho 9 corridas, a primeira delas através do também francês Jacques Laffite, no GP da Suécia, em 1977.

Sonho ou pesadelo?

O sonho de Alain (ou pesadelo) teve início junto com a temporada de 1997, quando já denominada Prost Grand Prix, a equipe contava com os motores japoneses da Mugen-Honda.

No ano seguinte começou a seqüência de três temporadas em que os carros foram empurrados por motores Peugeot, o que acabou sendo um fiasco, fato que empurrou Alain cada vez mais para próximo de um buraco.

No início desta temporada, Prost recebeu uma injeção financeira significativa quando o brasileiro Pedro Paulo Diniz comprou 40% das ações de seu time.

Com os Dólares que recebeu de Diniz, Prost decidiu instalar motores Ferrari nos carros do time, que em momento algum andaram bem, já que a grana foi suficiente apenas para os motores, sem os câmbios que completariam o conjunto.

A seqüência de anos ruins foi afastando possíveis investidores, e acabou enchendo a paciência de Pedro Diniz, que depois de ter tido a recusa de seu sócio à proposta que fez de compra do restante das ações do time passou a mão no boné, retornando para o Brasil.

Alain começou uma romaria pelo planeta afora caçando níqueis para poder reerguer seu time, e numa das escalas que fez, encontrou um príncipe Árabe cheio da grana que poderia salvá-lo da bancarrota.

As conversas entre ambos, porém, ficaram apenas no blá, blá, blá, e Prost não conseguiu um tostão sequer para honrar o compromisso que teria de assumir com a Ferrari para continuar a usar os motores em 2002.

A concordata do time, decretada hoje pela justiça francesa, pode ser apenas mais um suspiro.

Inicialmente, Prost se recusou a falar sobre a concordata, mas numa entrevista coletiva dada no final da tarde na França disse o óbvio: "Precisamos de um grande patrocinador para salvar a nossa situação"...

Comovente, mas possivelmente ineficaz no sentido de salvar a equipe. Não duvide que o "circo" pode ter dois carros a menos nos grids das corridas de 2002...
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/06 - Enge confirma a pole. Haberfeld larga em quinto
 29/06 - Da Matta fechou na frente o primeiro treino da F-Cart
 29/06 - F-3000: Enge terminou na frente a primeira sessão de classificação
 29/06 - "Agora temos uma base sólida para trabalhar", festejou Irvine
 29/06 - De contrato novo, Todt já começa a falar em aposentadoria
 29/06 - Jordan contrata Stephen Taylor
 29/06 - Em Interlagos, o dia é de treinos livres
 29/06 - Toyota estava por perto quando cumpriu mais uma sessão de ensaios
 29/06 - No segundo treino, foi a vez de Coulthard ser o mais rápido
 29/06 - Primeiro treino não apresentou nenhuma grande surpresa
 29/06 - Hakkinen foi o melhor no primeiro treino na França
 28/06 - "Já estou quase acostumado aos maus resultados" disse Trulli
 28/06 - Confira a programação das categorias Top neste final de semana
 28/06 - F-Renault: treinos para a 6ª etapa acontecem nesta sexta-feira
 28/06 - "Paulistão" vai movimentar Interlagos neste final de semana
 28/06 - Promessa é de um final de semana positivo para a Benetton
 28/06 - Pista fechada para pousos e decolagens num aeroporto em Ohio
 28/06 - Lancaster comenta os treinos em Michigan
 27/06 - Sem tempo para trabalhar, McLaren vai com poucas esperanças para a França
 27/06 - F-Renault: Popó se recupera bem, e já fala em voltar a correr

... 875 876 877 878 879 880 881 882 883 884 885 886 887 888 889 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados