Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Reunião nesta segunda pode decidir o futuro da pista carioca
Domingo, 09 de Fevereiro de 2003
 
Numa reunião que vai ser realizada nesta segunda-feira no Rio de Janeiro, o Prefeito da capital carioca César Maia e seu secretário de Esportes Ruy Cezar Miranda Reis poderão estar dando um passo definitivo em direção àquilo que já há muito tempo estão perseguindo: inviabilizar o uso do Autódromo Internacional Nelson Piquet para a disputa de corridas.

A dupla, que já tornou o uso da pista proibido através de um decreto que fechou o lugar a partir de meados de janeiro, e que através da cobrança de uma extorsiva taxa de R$ R$ 3.570,00 diários afugenta qualquer um que queira usar o traçado naqueles poucos momentos em que decidem liberá-lo, deve estar comemorando o fato de ter feito o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), acreditar que a área interna do circuito pode ser usada para a construção de quatro instalações destinadas à sede dos Jogos Pan-americanos de 2007.

Nem contando o período que a pista inaugurada no dia 7 de agosto de 1977 vai ficar fechada para as obras, vai haver ainda mais um enorme problema depois que estas estiverem concluídas, uma vez que barreiras vão existir justamente nos pontos do traçado em que mais comumente há desgarradas de alguns carros.

Senão vejamos:

Justamente após a ?Primeira Perna do Esse?, o COB pretende construir um Velódromo (Nr. 1 na imagem); junto à segunda perna da mesma curva, o Comitê Olímpico quer erguer um Estádio de Atletismo (Nr. 2). Imediatamente após a saída da ?Curva 1?, deve surgir um Parque Aquático (Nr. 3), enquanto a área exatamente frontal à ?Curva Nonato? deve receber mais uma edificação, esta destinada ao abrigo de uma Arena Poliesportiva e para a disputa de jogos de Basquete (Nr. 4).

Diante de tudo isso, cabe a nós, e a qualquer um que goste de automobilismo, fazer ao respeitadíssimo Senhor Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Arthur Nuzman as seguintes indagações:

1) Porque usar a área interna do circuito para a realização das obras, sendo que o próprio bairro de Jacarepaguá tem tantos outros lugares com área mais que suficiente para elas?.

2) Teria a brilhante idéia de usar a área do circuito partido de cabeças internas ao COB, ou há nisso alguma influência do Ilustríssimo Senhor Prefeito da capital carioca?.

3) Teria o Senhor Carlos Arthur Nuzman noção de quão perigoso é para qualquer praticante de automobilismo ou motociclismo a existência de qualquer coisa que não gramado ou, na pior das hipóteses, pneus de proteção em áreas de escape de um circuito, e consciência de que edificações tiram do piloto qualquer possibilidade de visualização de pontos importantes da pista?.

4) Porque, Senhor Carlos Nuzman, Vossa Senhoria, pessoa que já prestou serviços relevantes ao esporte, pretende para a realização do Pan, inviabilizar o uso de uma praça usada para a prática da modalidade esportiva que mais glórias conferiu a nosso país?, e,

5) Como ficará a situação do público de competições após o Pan, tendo à frente ?elefantes brancos? que o impedirá de assistir às corridas?.

Toda a coletividade automobilística espera que o Comitê Olímpico Brasileiro reveja seus planos de localização dos complexos a princípio sediados dentro do Autódromo.

Não porque achemos que as atividades esportivas comandadas pela Confederação dirigida pelo Sr. Nuzman não tenham importância, ou porque não queiramos que o Rio, ou qualquer outra cidade de nosso país sedie o Pan.

Apenas acreditamos piamente que esportes podem perfeitamente subsistir sem a necessidade de canibalizar os demais.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/06 - O líder da prova da Brascar já correu na Stock Car Light
 24/06 - Os poles já estão fora da prova da Brascar em Curitiba
 24/06 - Varassin é o novo líder do Paranaense de Marcas
 24/06 - "Estou extremamente decepcionado", comentou Ralf
 24/06 - "Eu tive o Ralf sob controle", disse o vencedor
 24/06 - "O controle de largada não me ajudou", disse Barrichello
 24/06 - Prova não foi o que a Sauber esperava
 24/06 - "Fiz um começo de prova prudente", falou Montoya
 24/06 - Minardi já encheu o saco de Tarso Marques
 24/06 - Arrows: um final de semana para esquecer
 24/06 - Ferrari está "goleando" no Mundial de Construtores
 24/06 - Schumacher já têm 24 pontos de vantagem para Coulthard
 24/06 - Schumacher termina na frente seu passeio pelo quintal de casa
 24/06 - Carioca de Turismo: Wilton Neto é pole em Jacarepaguá
 24/06 - Confira o grid completo da 2ª etapa do certame da Brascar
 24/06 - Brascar: Gaúchos são a maioria no traçado paranaense
 23/06 - Os líderes da classificação saem na pole position pela Brascar
 23/06 - Pole italiana na Fórmula Cart em Portland
 23/06 - Bell larga na frente pela F-Indy Lights
 23/06 - Castro Neves foi o melhor no último treino em Portland

... 878 879 880 881 882 883 884 885 886 887 888 889 890 891 892 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados