Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Vem aí a 19ª prova do ?circo? em solo australiano
Terça-feira, 04 de Março de 2003
 
Caso os madeireiros locais sejam impedidos de cumprir a ameaça de boicote ao Grande Prêmio, a Austrália sediará neste final de semana sua 19ª corrida de Fórmula 1, a oitava na pista armada no interior do Albert Park, em Merlbourne.

A primeira visita da mais badalada categoria do automobilismo mundial à Terra dos Cangurús aconteceu em 1985, quando o finlandês Keke Rosberg ganhou a bordo de Um Williams/Honda.

Em 1986 o triunfo foi francês, alcançado por Alain Prost, que ganhou pilotando um McLaren/Porsche. Em 87 aconteceu o primeiro triunfo de um piloto da Ferrari, quando o austríaco Gerhard Berger chegou na frente.

Alain Prost voltaria a vencer com um carro da McLaren em 1988, desta vez com a máquina empurrada por um motor Honda. Em 89 a vitória foi do belga Thierry Boutsen, com um Williams/Renault, e em 90 e 91 aconteceram triunfos de Nelson Piquet e Ayrton Senna, correndo respectivamente com modelos Benetton/Ford e McLaren/Honda.

Gerhard Berger voltou a ganhar a prova australiana em 1992, com um McLaren/Honda, enquanto no ano seguinte o nosso Ayrton Senna também venceu com um carro da McLaren, mas empurrado por um motor Ford.

O conjunto Williams/Renault saiu vitorioso nos dois últimos anos em que a prova australiana foi realizada em Adelaide: em 1994 o ganhador foi o britânico Nigel Mansell, e em 95 o topo do pódio foi ocupado por Damon Hill.

Hill venceu a primeira em Merlbourne

Outra vez pilotando um Williams/Renault, o inglês Damon Hill venceu o GP da Austrália de 1996, quando as provas passaram a ter como palcoo circuito de Merlbourne.

Em 1997 e 98 dois triunfos consecutivos para o conjunto McLaren/Mercedes: o escocês David Coulthard levou a melhor em 98, e seu companheiro finlandês Mika Hakkinen foi o ganhador de 1998.

Em 99 a aconteceu o primeiro triunfo de um modelo da Ferrari em Merlbourne, com o irlandês Eddie Irvine, que iniciou a sequencia de sucessos dos carros produzidos em Maranello que o pentacampeão mundial Michael Schumacher tratou de manter, vencendo consecutivamente entre 2000 e 2002.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/06 - O líder da prova da Brascar já correu na Stock Car Light
 24/06 - Os poles já estão fora da prova da Brascar em Curitiba
 24/06 - Varassin é o novo líder do Paranaense de Marcas
 24/06 - "Estou extremamente decepcionado", comentou Ralf
 24/06 - "Eu tive o Ralf sob controle", disse o vencedor
 24/06 - "O controle de largada não me ajudou", disse Barrichello
 24/06 - Prova não foi o que a Sauber esperava
 24/06 - "Fiz um começo de prova prudente", falou Montoya
 24/06 - Minardi já encheu o saco de Tarso Marques
 24/06 - Arrows: um final de semana para esquecer
 24/06 - Ferrari está "goleando" no Mundial de Construtores
 24/06 - Schumacher já têm 24 pontos de vantagem para Coulthard
 24/06 - Schumacher termina na frente seu passeio pelo quintal de casa
 24/06 - Carioca de Turismo: Wilton Neto é pole em Jacarepaguá
 24/06 - Confira o grid completo da 2ª etapa do certame da Brascar
 24/06 - Brascar: Gaúchos são a maioria no traçado paranaense
 23/06 - Os líderes da classificação saem na pole position pela Brascar
 23/06 - Pole italiana na Fórmula Cart em Portland
 23/06 - Bell larga na frente pela F-Indy Lights
 23/06 - Castro Neves foi o melhor no último treino em Portland

... 878 879 880 881 882 883 884 885 886 887 888 889 890 891 892 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados