Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
A temporada 2005 em números
Terça-feira, 10 de Janeiro de 2006
 


A Fórmula 1 é o mundo dos superlativos. Tudo na categoria é o máximo que se tem notícia no esporte: da velocidade de deslocamento do pistão dos motores Renault à pressão gerada internamente no propulsor ? algo que supera incríveis 100 toneladas por metro quadrado. Adicione-se a isso as estatísticas dos bastidores dos dois títulos conquistados pela equipe francesa, e tem-se então um panorama numérico impressionante sobre a principal categoria do mundo. Confira:

0,06 - É o incrivelmente baixo coeficiente de fricção dos lubrificantes da transmissão do modelo Renault R25 de F1. Este número é 20 vezes mais baixo do que o encontrado em um carro de rua.

0,3 - É tempo estimado (em segundos) que a carga de 10 quilos de combustível extras podem adicionar à volta de um carro em um autódromo.

7 - Quantidade de pole positions obtidas pela Renault F1 Team em 2005: Austrália, Malásia, Bahrein, França, Inglaterra, Brasil e China. É também o número de corridas vencidas por Fernando Alonso: Malásia, Bahrein, San Marino, Europa, França, Alemanha e China.

9 - Peso, em quilos, do combustível bombeado para o tanque do carro por segundo em uma parada de box.

18 - Número de pódios conquistados pela Renault F1 Team em 19 corridas.

70 - Quantidade em litros, aproximada, de combustível Elf consumido pelo R25 a cada 100 km.

100 - Pressão, em toneladas por metro quadrado, em certas partes do motor RS25, como no sistema de distribuição.

105 - Número de vitórias em GPs obtidas por carros equipados com motores Renault.

130 - Nível de ruído, em decibéis, do motor RS25 a plena aceleração.

133 - Quantidade de pontos marcados por Fernando Alonso em 2005. Com a exceção de Michael Schumacher (2002 e 2004, com 144 e 148 pontos), nenhum outro piloto pontuou tanto em uma temporada.

147 - Número de pole positions conquistadas pelos motores Renault na F1 desde 1977.

191 - Total de pontos marcados pela equipe Renault F1 Team em 2005. Nenhuma equipe obteve tantos, com exceção da Ferrari (em 2002 e 2004).

192 - Quantidade de Grandes Prêmios nos quais carros equipados com motor Renault participaram ? desde o GP da Inglaterra de 1977 ao da China, em 2005.

200 - Total de famílias químicas (moléculas) no combustível especialmente formulado para queima no motor RS25, possibilitando um significativo ganho de potência.

280 - Número de pódios obtidos por um motor Renault desde 1977.

452 - Quantidade de voltas na liderança completadas pela equipe Renault F1 Team em 2005.

600 - Um pistão vai de 0 a 37 metros por segundo 600 vezes quando o motor está sob plena aceleração. Nestas condições, a espessura do óleo entre certas peças é de apenas vários milhares de um mícron (0,1 mm), e a pressão pode superar um GigaPascal (100 toneladas por metro quadrado).

2.500 - Quantidade média de mudanças de marcha executadas durante um GP.

9.200 - Número de quilômetros liderados por carros totalmente fabricados pela Renault desde 1977.

9.700 - Distância total em quilômetros completada pela Renault F1 Team nas corridas de 2005.

16.650 - Total de voltas em corridas completadas por carros totalmente fabricados pela Renault desde 1977.

19.000 - Giros do motor superados pela unidade RS25 durante o GP de Xangai (China).

79.000 - Quilometragem completada por carros totalmente fabricados pela Renault em condições de corrida desde o GP da Inglaterra de 1977 ? ou duas vezes a volta ao globo terrestre.

259.000 - Distância total completada por motores oficiais Renault desde que a marca chegou à Fórmula 1 ? ou o equivalente a 6,5 voltas pelo globo terrestre.

Texto: Assessoria Renault
 
Décio Ribeiro
 
» Leia também

 23/06 - F-3000: Enge vence. Três brasileiros marcam pontos em Nürburgring
 23/06 - Tudo deve ficar como está na McLaren
 23/06 - Michael na frente, pela 39ª vez em sua carreira
 23/06 - Os Schumacher monopolizaram a primeira fila do grid
 22/06 - TC 2000: Furlán e seu Mitsubishi marcam seu território
 22/06 - F3000: Ricardo Sperafico larga em terceiro na Alemanha
 22/06 - Amir Nasr é o novo presidente da F3 Sudamericana
 22/06 - Brasileiros avançaram nos instantes finais do treino em Portland
 22/06 - Outra rodada de Gil, e de novo a vermelha
 22/06 - Tagliani e Zanardi cortaram caminho
 22/06 - Restando meia hora, quatro brazucas na frente em Portland
 22/06 - Gil roda, mas está em condições de prosseguir
 22/06 - Três brasileiros nas melhores marcas em Portland
 22/06 - Por enquanto, quatro pilotos já usaram o carro reserva
 22/06 - Segundo ensaio da F-Cart já começou em Portland
 22/06 - Sul-americano da F-3 prosseguirá num traçado desconhecido dos pilotos
 22/06 - Santos Júnior e Carbone se deram bem nos treinos da F-Renault em Monza
 22/06 - Enge é o pole da F3000 em Nürburgring
 22/06 - Brack termina na frente de todo mundo o treino em Portland
 22/06 - Papis: outro que cortou caminho

... 879 880 881 882 883 884 885 886 887 888 889 890 891 892 893 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados