Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 22/06 - "Digamos que eu continuarei onde estou", falou Frentzen
 22/06 - Coulthard diz que não espera ajuda do companheiro
 22/06 - Confira os horários das categorias top
 22/06 - Coulthard esteve próximo de superar o tempo de Hakkinen
 22/06 - Novo domínio da McLaren, desta vez com Hakkinen à frente
 22/06 - Sauber procura um novo projetista
 22/06 - Veja os tempos de todos os pilotos no primeiro treino em Nürburgring
 22/06 - Os McLaren terminaram na frente o primeiro treino em Nürburgring
 22/06 - Próxima prova da F-Truck será disputada em Londrina
 22/06 - Torcedor paranaense verá muito mais que a rodada da Brascar
 21/06 - Domingo é dia de Carioca de Turismo
 21/06 - Gerentes de Bancos em alerta: a Winston Cup prossegue na Califórnia
 21/06 - F-3000: piloto húngaro vai estrear na Prost Júnior
 21/06 - Massa dominou os treinos da F-3000 em Monza
 21/06 - Em casa, quem pode com o alemão?
 21/06 - Quase um mês depois, pilotos da F-3000 voltam à pista
 20/06 - Chip Ganassi demite Minassian
 20/06 - "Estamos prontos para o desafio no Paraná", diz Dornelles
 20/06 - CIK/FIA- Campeonato Mundial- Fórmula Super A
 20/06 - Open Minas- teve decisão em Betim

... 881 882 883 884 885 886 887 888 889 890 891 892 893 894 895 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados