Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Carros iguais e muita disputa entre as mulheres na Ford Fiesta
Terça-feira, 14 de Agosto de 2001
 
As mulheres estão nas pistas com o Campeonato Brasileiro de Ford Fiesta Feminino. Idealizado por Maria Helena Fittipaldi, presidente da Ampacom (Associação das Mulheres Pilotos de Automobilismo de Competição), e apoiado pela Ford Brasil, a competição vem conseguindo preencher os 16 lugares no grid com facilidade. Tudo isso porque os modelos Fiesta foram modificados para se tornarem mais competitivos, mas conservando as principais características dos modelos de rua.

Os 16 modelos Fiesta colocados à disposição da organização do Campeonato Brasileiro passaram por modificações. O responsável pelo desenvolvimento, preparação e manutenção dos carros é o Centro Pilotagem Roberto Manzini, de São Paulo. Na sexta-feira, um dos instrutores do Centro de Pilotagem, o André Bragantini ou o Giuliano Losacco, acerta o protótipo e passa os acertos para os 16 carros, que ainda serão sorteados entre as pilotos. Essa medida visa a redução de custos e torna a categoria ainda mais equilibrada e emocionante para os espectadores. "Esta é a primeira vez no Brasil que os carros são sorteados para as provas", explica Beto Manzini. "Já aconteceu isso em provas promocionais, mas nunca em um campeonato inteiro."

O motor do Fiesta de competição é o Zetec Rocam 1.6, o mesmo utilizado no modelo vendido nas concessionárias. Mas a diferença está na potência, que passou de 95 cavalos para 105 cv a 6 mil rpm. O aumento na potência foi conseguido por meio do mapeamento do módulo de gerenciamento efetuado pelo Campo de Provas Ford, em Tatuí ? SP, e Visteon eletrônica que acompanha todas as etapas efetuando check no local.

Outra modificação interessante, para deixar o carro com cara de competição, foi feita do tubo primário do escapamento para trás, mas o coletor de escape original foi mantido. Assim o motor deixa as características silenciosas do modelo de rua para um barulho de competição mesmo. "Redimensionamos o escapamento do Fiesta. O barulho não chega a ser tão alto quanto os outros carros de competição, mas é bem mais barulhento que os modelos de rua. Apesar disso, usamos um abafador para reduzir os níveis de decibéis", explica Manzini.

As mudanças no carro agradaram as competidoras. "Todo mundo está andando muito junto. Os carros estão bem equilibrados. Faltava uma categoria como essa para as mulheres", diz a pernambucana Danuza Moura, de 21 anos, vencedora da segunda etapa, em Caruaru. "Temos de ressaltar o grande trabalho que a Maria Helena, o Roberto Manzini e a Ford estão fazendo para deixar a categoria equilibrada e atraente", explica a piloto que também corre no Brasileiro da Stock Light.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 20/06 - Granja Viana - Quem são os campeões do Grupo I
 20/06 - O jeito gaúcho de fazer automobilismo vai invadir Pinhais
 20/06 - Motivado, Moro vai estrear novo carro e novo parceiro na rodada curitibana
 20/06 - Cruz pode ter Córdova como parceiro
 20/06 - Se correr, o torcedor pode ganhar boné exclusivo
 20/06 - Saiba como estão as tabelas das quatro divisões do campeonato da Brascar
 20/06 - Granja Viana: Executive teve prova de arrepiar na última etapa
 20/06 - Paulista de Kart Granja Viana terá domingo a final do Grupo II
 20/06 - TC 2000: Ford Focus estréia na categoria
 19/06 - Prova do Paulista servirá como preparação para o Campeonato Brasileiro
 19/06 - Acidente em prova de arrancada deixa dois feridos no Autódromo em Brasília
 18/06 - João Campos vence mais duas, e dispara na liderança da Pick-up Racing
 18/06 - Cresce o número de vitórias brasileiras
 18/06 - Rosito venceu na estréia da Fiesta Feminina
 17/06 - IRL: Daré confirmou expectativa
 17/06 - IRL: Hornish dispara na liderança
 17/06 - IRL: Giaffone mantém a regularidade
 17/06 - IRL: Lazier faz as pazes com a vitória em Pikes Peak
 17/06 - Moreno quer espantar a má fase
 17/06 - Junqueira teve problemas no câmbio

... 882 883 884 885 886 887 888 889 890 891 892 893 894 895 896 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados