Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/06 - Granja Viana - Quem são os campeões do Grupo I
 20/06 - O jeito gaúcho de fazer automobilismo vai invadir Pinhais
 20/06 - Motivado, Moro vai estrear novo carro e novo parceiro na rodada curitibana
 20/06 - Cruz pode ter Córdova como parceiro
 20/06 - Se correr, o torcedor pode ganhar boné exclusivo
 20/06 - Saiba como estão as tabelas das quatro divisões do campeonato da Brascar
 20/06 - Granja Viana: Executive teve prova de arrepiar na última etapa
 20/06 - Paulista de Kart Granja Viana terá domingo a final do Grupo II
 20/06 - TC 2000: Ford Focus estréia na categoria
 19/06 - Prova do Paulista servirá como preparação para o Campeonato Brasileiro
 19/06 - Acidente em prova de arrancada deixa dois feridos no Autódromo em Brasília
 18/06 - João Campos vence mais duas, e dispara na liderança da Pick-up Racing
 18/06 - Cresce o número de vitórias brasileiras
 18/06 - Rosito venceu na estréia da Fiesta Feminina
 17/06 - IRL: Daré confirmou expectativa
 17/06 - IRL: Hornish dispara na liderança
 17/06 - IRL: Giaffone mantém a regularidade
 17/06 - IRL: Lazier faz as pazes com a vitória em Pikes Peak
 17/06 - Moreno quer espantar a má fase
 17/06 - Junqueira teve problemas no câmbio

... 882 883 884 885 886 887 888 889 890 891 892 893 894 895 896 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados