Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 30 anos, Emerson Fittipaldi conquistava seu primeiro título
Terça-feira, 10 de Setembro de 2002
 
Animado com a conquista de sua 4ª vitória no ano de 1972 ? havia chegado na frente na Espanha, na Bélgica, na Grã-Bretanha e na Áustria ?, o brasileiro Emerson Fittipaldi viajou até o circuito de Monza, onde disputaria no dia 10 de setembro o 25º GP de sua carreira.

Na quarta-feira antes da prova na Itália, o impensável aconteceu: o caminhão que transportava a parafernália da Lotus tombou na estrada, destruindo quase completamente o modelo 72D com o qual o piloto brasileiro então com 25 anos havia disputado as provas anteriores.

Sem o carro principal, Fittipaldi se viu obrigado a entrar na pista com o chassis número 5 "um modelo antigo que utilizávamos desde 1970", ele relembra. E foi a bordo da velha máquina que Emerson conquistou a segunda pior posição de largada da temporada: a 6ª, melhor apenas que a 8ª assegurada para a formação do grid do GP da França.

Não bastasse isso, o carro ainda apresentou problemas de vazamento de combustível, que só foi sanado "graças ao trabalho brilhante dos mecânicos".

Tudo parecia conspirar contra Emerson até que fosse completada a 40ª das 55 voltas totais da edição número 43 do "Gran Premio D´Itália". Foi então que o carro de Jacky Ickx apresentou problemas, causando o abandono da disputa pelo único piloto capaz de impedir Fittipaldi de "chegar lá".

O momento era aquele. Emerson tinha o caminho aberto para vencer sua 5ª prova na temporada, e, o mais importante, inscrever seu nome e o de nosso país pela primeira vez na "Galeria dos Campeões" da mais badalada categoria do automobilismo em todo o planeta.

"As 15 voltas finais daquela corrida foram as mais longas da minha
carreira", relata Emerson, que teve o primeiro triunfo de sua carreira narrado pelo pai, o "Barão" santoandreense Wilson Fittipaldi, através da então Rádio Panamericana, atual Jovem Pan.

"Há um mês ouvi a gravação daquela prova junto com meus filhos mais novos Joana e Luca. Ficamos todos muito emocionados", conta Emerson, que depois ainda conquistou o título da Fórmula 1 em 1974, foi campeão na Fórmula CART/FedEx em 1989 e venceu duas edições da 500 Milhas de Indianápolis: em 1989 e 93.

"Foi no automobilismo que construi minha vida, meus negócios e conheci o mundo. A única coisa ruim foi ter perdido alguns amigos em acidentes na pista, quando eu estava começando na Fórmula 1. Só isso eu lamento, o resto foi muito bom", conclui Fittipaldi.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/10 - Tempos da Stock Júnior
 23/10 - Djalma Fogaça crê num bom desempenho em Santa Cruz do Sul
 23/10 - Átila Abreu quer brigar por outra pole position
 22/10 - Há três veteranos na briga por “um lugar ao sol” na tabela final da V8
 22/10 - Mitsubishi Cup: Campeonato de rali cross country volta a Ribeirão Preto
 22/10 - Átila Abreu começa luta pelo título da Stock Car
 21/10 - Átila Abreu aprova novidades para a temporada de 2010
 20/10 - Átila Abreu quer vencer na abertura da Superfinal
 20/10 - Fórmula Truck estréia em Santa Cruz do Sul
 19/10 - Super GT: João Paulo de Oliveira sobe no pódio no Japão
 19/10 - Florenzo termina em quarto na preliminar do GP Brasil de Fórmula 1
 18/10 - Resultado da rodada brasileira do "circo"
 18/10 - Webber vence e Button antecipa a festa do título
 18/10 - Campeão cantou “We are the champions” após a bandeirada
 18/10 - Barrichello é superado por Vettel na briga pelo vice
 18/10 - Os números do “circo”
 18/10 - Os números da Sul-americana
 18/10 - Pódio eletrônico estréia na prova do “circo” em Interlagos
 18/10 - Cordeiro ganhou mais uma na Sul-americana
 17/10 - Com cancelamento, C. Grande abrigará rodada tripla

... 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados