Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/06 - "Estamos entrando em nosso território", disse Helinho
 17/06 - Carpentier decepcionado com última relargada
 17/06 - IRL: Médico impede Hattori de correr em Pikes Peak
 17/06 - BARBER DODGE: Rondet ainda lidera o campeonato
 17/06 - BARBER DODGE: Plumb vence de ponta a ponta em Detroit
 17/06 - Helinho reduz diferença para Brack no campeonato
 17/06 - Mais uma vitória de Helinho em Detroit
 17/06 - F3 SUDAM: Moro e Bouflet lideram a classificação
 17/06 - F3 SUDAM: Mesmo largando em nono, Moro vence em Buenos Aires
 17/06 - IRL: Dismore dominou warm up em Pikes Peak
 17/06 - Kanaan lamentou ausência em Detroit
 17/06 - F3 ALEMÃ: João Paulo foi tocado na largada
 17/06 - DTM: Brilhante vitória de Schneider em Sachsenring
 17/06 - F3 ALEMÃ: Japonês ainda está na frente do campeonato
 17/06 - F3 ALEMÃ: Kaffer evita confusão e vence em Sachsenring
 17/06 - Vasser liderou warm up em Detroit
 17/06 - WRC: Ford continua na frente entre os construtores
 17/06 - WRC: McRae e Mäkinen dividem a liderança
 17/06 - WRC: McRae venceu o Rali de Acrópolis
 17/06 - Tony Kanaan ficará de fora do GP de Detroit

... 883 884 885 886 887 888 889 890 891 892 893 894 895 896 897 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados