Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Watson fez críticas ao BRDC
Terça-feira, 05 de Outubro de 2004
 
O ex-piloto da Fórmula 1 John Watson culpou o British Racing Drivers Club (BRDC, presidido por Jackie Stewart) pela iminente perda da prova em Silverstone, onde o ?circo? realizou o primeiro Grande Prêmio de sua história, no dia 13 de maio de 1950, e por onde a categoria jamais deixou de passar.

Falando à revista ´The People´, Watson disse que Silverstone não conta com ?uma benção divina para sediar um Grande Prêmio?, dizendo que o BRDC ?Deveria ter sido consciente disso, e quando se deu conta de que não poderia assumir o montante exigido por Bernie Ecclestone para organizar a prova, deveria ter se afastado, e permitido que outras pessoas tentassem reunir o valor para manter a corrida".

Seguindo sua crítica, o irlandês Watson disse que "A responsabilidade (pela perda do GP) foi total do BRDC, já que eles deveriam ter encontrado uma solução que permitisse a Ecclestone nos dar crédito, mas a verdade é que o BRDC não vive no século 21", completou.

O calendário definitivo do Mundial da Fórmula 1 do próximo ano será referendado pela Assembléia Geral da Federação Internacional de Automobilismo do dia 13 deste mês, e a chance de Silverstone permanecer nele é a do BRDC arrumar o montante que ainda deve à FOM, a Formel One Management, presidida por Bernie Ecclestone.

Quem é John Watson

Nascido na Irlanda, no dia 5 de abril de 1946, John Marshall Watson estreou na Fórmula 1 justamente numa prova em Silverstone, no dia 14 de julho de 1973, quando problemas no sistema de abastecimento de combustível de seu Brabham/Ford BT37 o deixaram pelo caminho, numa história muito parecida com a da sua segunda participação numa prova, em Watkingns Glen, nos Estados Unidos, quando seu Brabham/Ford BT42 teve o motor quebrado.

Durante as 15 corridas da temporada de 1974 ? a primeira em Bueno Aires, na Argentina, no dia 13 de janeiro, e a última novamente em Watkings Glen, no dia 6 de outubro ?, Watson conquistou como melhor resultado uma quarta colocação na prova realizada no dia 18 de agosto no Österreichring, na Áustria.

Veio a temporada de 1975, quando o piloto irlandês correu as 10 primeiras etapas do campeonato usando um Surtees/Ford TS16 da equipe Surtees, disputou a 11ª prova do ano com um Lotus/Ford 72F, a 12ª novamente pela Surtees, e a última do ano com um Penske/Ford PC1, num ano em que a melhor posição foi a oitava, conquistada no circuito de Montjuich Park, na Espanha, na corrida do dia 27 de abril.

A primeira vitória de Watson foi conquistada no GP de Österreichring, o 11º da temporada de 1976, no dia 15 de agosto, num campeonato aberto no Brasil em que o irlandês que então defendia as cores da Penske estivera duas vezes no terceiro degrau do pódio, consecutivamente nas corridas de Paul Ricard, na França, no dia 4 de julho, e em Brands Hatch, na prova realizada no dia 18 do mesmo mês.

Em 1977 veio a reestréia pela equipe Brabham, na qual Watson permaneceu também em 78, colecionando três presenças no pódio neste período, através do segundo lugar no GP de Dijon-Prenois, na França, no dia 3 de julho de 1977, e dos terceiros lugares nas provas em Kyalami, na África do Sul, e Brands Hatch, na Inglaterra, disputadas respectivamente nos dias 4 de março e 16 de julho de 78.

Consecutivamente de 1979 a 1983, e depois novamente em 85, John Watson correu pela equipe McLaren, pela qual venceu em Silverstone no dia 18 de julho de 1981, em Zolder, na Bélgica, e em Detroit, nos Estados Unidos, respectivamente nos dias 9 de maio e 6 de junho de 1982, e depois em 27 de março de 1983, em Long Beach, também nos Estados Unidos.

Até abandonar o ?circo?, depois da prova em Brands Hatch, disputada no dia 6 de outubro de 1985 ? quando foi o sétimo colocado -, John Watson havia disputado 154 GPs, vencido cinco vezes, marcando um total de 171 pontos numa carreira em que marcou duas pole positions, 5 melhores voltas, e esteve 20 vezes no pódio.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 12/06 - Paulo Ferreira venceu na Junior 125
 12/06 - Honda X Suzuki - Como foram os 4 tempos
 12/06 - Novatos V4 - Paulo Lopes em primeiro
 12/06 - Paulista Light teve 6ª etapa na Aldeia da Serra
 12/06 - TURISMO N 2001 - deu Amaral e Lamanauskas
 11/06 - Mortes nas pistas são tema do Papo de Box
 11/06 - Frentzen vai descansar por mais alguns dias
 11/06 - Marques ficou satisfeito com resultado no Canadá
 11/06 - IRL: Posições no campeonato não foram alteradas
 11/06 - IRL: Giaffone consegue no tapetão o segundo lugar no Texas
 11/06 - ESPRON 2001 - deu Arantes
 11/06 - 3ª etapa de "Fórmula Alpie 2001" e "Formula Interlagos 2001"
 10/06 - TRUCK: Grison perdeu a liderança para Martins
 10/06 - TRUCK: Cirino venceu prova eletrizante em Curitiba
 10/06 - David Greco avassalador na Super Sport
 10/06 - Na Super Junior deu Dirani
 10/06 - Na vistoria irregularidade técnica: Elísio desclassificado
 10/06 - Terminou a prova da Sixpeed na Granja Viana
 10/06 - Heidfeld culpa Irvine pelo acidente
 10/06 - Vitória de Ralf Schumacher no Canadá

... 887 888 889 890 891 892 893 894 895 896 897 898 899 900 901 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados