Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/06 - IRL: Sharp venceu no Texas; Giaffone chegou em terceiro
 09/06 - Alonso terá que largar em último
 09/06 - "Schumacher tirou o máximo do carro", disse Todt
 09/06 - Irvine reclama de manobra do seu companheiro
 09/06 - TC 2000: Walter Hernandez faz a pole para a etapa de Paraná
 09/06 - Pilotos Speed On Line dão Show em Interlagos
 09/06 - Barrichello multado pela FIA
 09/06 - FRenault: Augusto Farfus larga na pole na Bélgica
 09/06 - TRUCK: Wellington Cirino conquista sua primeira pole
 09/06 - Schumacher preferiu ver briga de fora
 09/06 - ATLANTIC: Rutledge assume a ponta do campeonato
 09/06 - ATLANTIC: Rutledge venceu em Montreal
 09/06 - Raikkonen contente com a sétima colocação
 09/06 - Confira o grid completo para o GP do Canadá
 09/06 - Irmãos Schumacher dominam o grid em Montreal
 09/06 - Deu Schumacher no último treino em Montreal
 09/06 - Hakkinen foi o melhor no primeiro treino
 09/06 - Zonta substitui Frentzen no Canadá
 08/06 - F3 Inglesa: Ernani Júdice faz segundo tempo nos treinos livres
 08/06 - TRUCK: Vignaldo Fizio foi o mais rápido em Curitiba

... 889 890 891 892 893 894 895 896 897 898 899 900 901 902 903 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados