Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 10/06 - IRL: Sharp venceu no Texas; Giaffone chegou em terceiro
 09/06 - Alonso terá que largar em último
 09/06 - "Schumacher tirou o máximo do carro", disse Todt
 09/06 - Irvine reclama de manobra do seu companheiro
 09/06 - TC 2000: Walter Hernandez faz a pole para a etapa de Paraná
 09/06 - Pilotos Speed On Line dão Show em Interlagos
 09/06 - Barrichello multado pela FIA
 09/06 - FRenault: Augusto Farfus larga na pole na Bélgica
 09/06 - TRUCK: Wellington Cirino conquista sua primeira pole
 09/06 - Schumacher preferiu ver briga de fora
 09/06 - ATLANTIC: Rutledge assume a ponta do campeonato
 09/06 - ATLANTIC: Rutledge venceu em Montreal
 09/06 - Raikkonen contente com a sétima colocação
 09/06 - Confira o grid completo para o GP do Canadá
 09/06 - Irmãos Schumacher dominam o grid em Montreal
 09/06 - Deu Schumacher no último treino em Montreal
 09/06 - Hakkinen foi o melhor no primeiro treino
 09/06 - Zonta substitui Frentzen no Canadá
 08/06 - F3 Inglesa: Ernani Júdice faz segundo tempo nos treinos livres
 08/06 - TRUCK: Vignaldo Fizio foi o mais rápido em Curitiba

... 889 890 891 892 893 894 895 896 897 898 899 900 901 902 903 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados