Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/06 - TRUCK: Roberval foi desclassificado da prova de Goiânia
 08/06 - ATLANTIC: Rutledge larga na pole em Montreal; Orsi é o quarto
 08/06 - Hakkinen foi o mais rápido no Canadá
 08/06 - Pilotos treinam mudança nos carros da F-CART em Michigan
 08/06 - IRL: Giaffone teve problemas de acerto
 08/06 - IRL: Daré espera fazer uma boa corrida
 08/06 - IRL: Ray foi a decepção do treino
 08/06 - IRL: Dismore diz que não existem favoritos
 08/06 - IRL: "Ainda bem que choveu", disse Dismore
 08/06 - IRL: Excite deixa de patrocinar Eddie Cheever
 08/06 - Ferrari aposta num motor mais econômico para manter-se à frente da McLaren
 08/06 - IRL: Confira o grid completo da Cassino Magic 500
 08/06 - IRL: Mark Dismore é o pole da Cassino Magic 500
 07/06 - IRL: Chuva atrapalhou a programação no Texas
 07/06 - IRL: Dismore foi o mais rápido no Texas
 07/06 - Morbidelli desmente convite da Minardi
 07/06 - IC Sudam promete boas disputas em Aldeia da Serra
 07/06 - Jimenez quer a liderança do Sudam
 07/06 - IRL: A.J. Foyt dará nova chance a Beechler
 07/06 - IRL: Sharp quer esquecer vexame em Indianápolis

... 890 891 892 893 894 895 896 897 898 899 900 901 902 903 904 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados