Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
F3 Sudamericana tem mais uma edição de seu ?GP de Mônaco?
Terça-feira, 02 de Outubro de 2001
 
O Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 terá seqüência no próximo domingo com a prova mais charmosa do calendário. A nona das 12 etapas vai reunir os pilotos do Brasil, da Argentina e do Uruguai na pista de rua do balneário uruguaio de Piriápolis. Trata-se do traçado mais travado utilizado pela categoria, que constitui um verdadeiro desafio para pilotos e equipes no trabalho de acerto do carro.A principal exigência para um bom desempenho é a perfeita sincronia entre boa tração nas saídas de curva e equilíbrio da parte frontal do chassi.

A etapa uruguaia da F-3 se assemelha em muito ao GP de Mônaco, mais tradicional e badalado do Mundial de Fórmula 1. Barcos e iates ancorados, o cassino, a Curva do Cassino, contornada em 90 graus, ruas sinuosas, guard-rails delimitando a pista, o público nas sacadas, o mar nesse caso, de água doce , tudo isso faz da prova uma versão continental da etapa monegasca da principal categoria do automobilismo mundial. ?Apesar do desafio, das dificuldades, é uma etapa que tem um clima todo diferente?, opina Thiago Medeiros.

O piloto paulista da Amir Nasr Racing, terceiro colocado no Sul-Americano de F-3, tem boas recordações de Piriápolis. Nas duas provas lá realizadas em 2000, conquistou uma pole-position, uma vitória e um segundo lugar. A equipe brasiliense, aliás, entra na disputa com dois pilotos que já ocuparam o degrau mais alto do pódio no Uruguai o gaúcho Juliano Moro, líder do campeonato, foi o vencedor em 1997, em sua segunda corrida na categoria. Em 2001, Moro ganhou metade das oito corridas já realizadas e soma 108 pontos.

As características do circuito de Piriápolis reforçam a importância de um bom desempenho nos treinos que vão definir o grid de largada. ?Como não há pontos de ultrapassagem, largar na frente é fundamental para chegar na frente?, opina Luís Medrado, também da Amir Nasr Racing, equipe que corre com apoio da CEB/Banco Regional de Brasília/Drugovich/JFM. Sem nunca ter disputado uma corrida de carros numa pista de rua, Luís adianta que vai usar os treinos livres para aprender o máximo, sem arriscar.

A corrida também vai marcar duas reestréias na categoria. O paranaense Alexandre Sperafico, enquanto negocia sua ida para a Fórmula Atlantic dos EUA, vai participar das duas próximas etapas, em Piriápolis e no autódromo argentino de Rio Cuarto, no dia 14. Ele vai defender a equipe Avallone Motorsport, que também acolhe de volta à F-3 sul-americana Giordano Hernández. O uruguaio fez algumas participações pela classe Light no ano passado e fará neste domingo sua estréia na subdivisão principal do campeonato.
 
Marcos Ferreira
 
» Leia também

 07/06 - Mansell continua agradando os fãs ingleses
 07/06 - Hakkinen ainda acredita no título
 07/06 - Rahal diz que Burti vai aprender muito com Prost
 07/06 - Coulthard usará o dispositivo de controle de largada no Canadá
 06/06 - Boa estréia de Cristiano Piquet no SKUSA
 05/06 - Marcello Thomaz - exclusivo para Speed On Line
 05/06 - Irmãos Schumacher estreiam novo capacete no Canadá
 05/06 - IRL: Gregoire não correrá no Texas
 05/06 - Emerson Fittipaldi vai receber homenagem em Detroit
 05/06 - Chevrolet fornecerá motores para a IRL em 2002
 04/06 - Lancaster é segundo em Road America
 04/06 - F-3: João Paulo Oliveira abandona o GP de Pau
 04/06 - Atualizados os rankings do "Placar Brasil"
 04/06 - F3: João Paulo larga na nona fila na Copa Européia
 04/06 - NASCAR: Jeff Gordon venceu em Dover
 03/06 - Paul Tracy fala sobre o acidente
 03/06 - Dixon contou com uma boa estratégia
 03/06 - "Achei a corrida muito chata", disse Kanaan
 03/06 - Brasil lidera a Copa das Nações
 03/06 - Saiba como ficou a pontuação da F-CART

... 891 892 893 894 895 896 897 898 899 900 901 902 903 904 905 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados