Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/06 - Confira como terminou a Miller Lite 225
 03/06 - Brack venceu o duelo com Andretti em Milwaukee
 03/06 - INDY LIGHTS: Bell assume a ponta do campeonato
 03/06 - INDY LIGHTS: Vitória tranqüila de Bell em Milwaukee
 03/06 - Gil de Ferran dominou o warm up em Milwaukee
 03/06 - ATLANTIC: Orsi acabou com o jejum de vitórias
 03/06 - ATLANTIC: Orsi continua na liderança
 03/06 - ATLANTIC: Confira como terminou a prova em Milwaukee
 03/06 - ATLANTIC: Vitória brasileira em Milwaukee
 03/06 - F-NIPPON: Hattori dispara na liderança do campeonato
 03/06 - F-NIPPON: Hattori voltou a vencer em Fuji
 03/06 - WRC: Sainz e McRae encostam na liderança
 03/06 - WRC: McRae venceu o Rali do Chipre
 02/06 - Burti visitou amigos em Milwaukee
 02/06 - Kanaan diz que foi prejudicado
 02/06 - Chuva determina o grid da CART em Milwaukee
 02/06 - Acabou a 5ª etapa do Campeonato Paulista de Kart
 02/06 - INDY LIGHTS: Chuva coloca Bell na pole em Milwaukee
 02/06 - Desta vez é a classificatória
 02/06 - Di Grassi vence a prova da Fórmula A

... 892 893 894 895 896 897 898 899 900 901 902 903 904 905 906 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados