Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/06 - Confira como terminou a Miller Lite 225
 03/06 - Brack venceu o duelo com Andretti em Milwaukee
 03/06 - INDY LIGHTS: Bell assume a ponta do campeonato
 03/06 - INDY LIGHTS: Vitória tranqüila de Bell em Milwaukee
 03/06 - Gil de Ferran dominou o warm up em Milwaukee
 03/06 - ATLANTIC: Orsi acabou com o jejum de vitórias
 03/06 - ATLANTIC: Orsi continua na liderança
 03/06 - ATLANTIC: Confira como terminou a prova em Milwaukee
 03/06 - ATLANTIC: Vitória brasileira em Milwaukee
 03/06 - F-NIPPON: Hattori dispara na liderança do campeonato
 03/06 - F-NIPPON: Hattori voltou a vencer em Fuji
 03/06 - WRC: Sainz e McRae encostam na liderança
 03/06 - WRC: McRae venceu o Rali do Chipre
 02/06 - Burti visitou amigos em Milwaukee
 02/06 - Kanaan diz que foi prejudicado
 02/06 - Chuva determina o grid da CART em Milwaukee
 02/06 - Acabou a 5ª etapa do Campeonato Paulista de Kart
 02/06 - INDY LIGHTS: Chuva coloca Bell na pole em Milwaukee
 02/06 - Desta vez é a classificatória
 02/06 - Di Grassi vence a prova da Fórmula A

... 892 893 894 895 896 897 898 899 900 901 902 903 904 905 906 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados