Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/06 - Confira como terminou a Miller Lite 225
 03/06 - Brack venceu o duelo com Andretti em Milwaukee
 03/06 - INDY LIGHTS: Bell assume a ponta do campeonato
 03/06 - INDY LIGHTS: Vitória tranqüila de Bell em Milwaukee
 03/06 - Gil de Ferran dominou o warm up em Milwaukee
 03/06 - ATLANTIC: Orsi acabou com o jejum de vitórias
 03/06 - ATLANTIC: Orsi continua na liderança
 03/06 - ATLANTIC: Confira como terminou a prova em Milwaukee
 03/06 - ATLANTIC: Vitória brasileira em Milwaukee
 03/06 - F-NIPPON: Hattori dispara na liderança do campeonato
 03/06 - F-NIPPON: Hattori voltou a vencer em Fuji
 03/06 - WRC: Sainz e McRae encostam na liderança
 03/06 - WRC: McRae venceu o Rali do Chipre
 02/06 - Burti visitou amigos em Milwaukee
 02/06 - Kanaan diz que foi prejudicado
 02/06 - Chuva determina o grid da CART em Milwaukee
 02/06 - Acabou a 5ª etapa do Campeonato Paulista de Kart
 02/06 - INDY LIGHTS: Chuva coloca Bell na pole em Milwaukee
 02/06 - Desta vez é a classificatória
 02/06 - Di Grassi vence a prova da Fórmula A

... 892 893 894 895 896 897 898 899 900 901 902 903 904 905 906 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados