Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Sem testes, Hungaroring é um desafio para os fabricantes de pneus
Quinta-feira, 15 de Agosto de 2002
 
Como os testes estiveram proibidos pela FIA desde a realização do Grande Prêmio da Alemanha, há 3 semanas, os fabricantes de pneus chegam à Hungria sem que os compostos que serão fornecidos a seus clientes tenham sido submetidos a ensaios que possam avalizar a durabilidade nas exigentes condições do traçado de Hungaroring, onde no domingo será disputado o 13º dos 17 GPs previstos pelo calendário da Formula 1.

Sem outra alternativa, os engenheiros tanto da japonesa Bridgestone quanto da francesa Michelin tiveram de desenvolver os pneus que serão usados na prova de 77 voltas dentro de seus laboratórios, com base em dados coletados nas corridas anteriormente disputadas na pista húngara de 3.975 metros.


"Não temos muitas novidades a anunciar", admite Pierre Dupasquier, Diretor de Motorsport da Michelin, que falou sobre o palco da prova do final de semana: "Hungaroring é um circuito que requer altos níveis de carga aerodinâmica, que conta com duas curvas de 180 graus, e com uma série de curvas muito fechadas, similares às de Montreal, porém sem as retas que existem no circuito canadense", diz o francês, para quem a tática a ser adotada pelas equipes será a de duas paradas durante a corrida "a melhor estratégia, como comprovado no ano passado", ele diz.

Ainda segundo Dupasquier, a média horária não é a principal dificuldade no circuito da Hungria "Onde a velocidade média por volta é relativamente baixa, uns 185 km/h". Ao ver do Engenheiro, o que dificulta o desenvolvimento dos compostos ideais para o Hungaroring é que "A pista não é muito utilizada, o que torna necessário gerar o máximo possível de aderência, mas levando em conta o quanto o asfalto é abrasivo em condições de altas temperaturas como as que são esperadas", falou, frisando que em função das poucas ultrapassagens que deverão acontecer "É fundamental uma boa posição no grid".

Dupasquier prosseguiu contando que: "Nas duas opções de pneus para seco que levamos ao Hungaroring empregamos novas técnicas para a produção dos compostos, que basicamente levaram em conta a durabilidade e a aderência", terminou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/02 - Resultados: Marcas
 16/02 - Resultados: Clássicos de Competição
 16/02 - Resultados: Hot Cars/Turismo/Speed
 16/02 - Resultados: Fórmula LDA
 07/02 - Collet venceu uma, e foi 4 vezes ao pódio nos Emirados
 07/02 - Resultados da F-4 em Abu Dhabi
 01/02 - Collet conquistou dois pódios na F-4
 01/02 - Resultados da F-4 dos Emirados Árabes
 31/01 - Primeira do Paulista movimentou o traçado de Interlagos
 31/01 - Resultados Marcas - Prova 2
 31/01 - Resultados Marcas - Prova 1
 31/01 - Resultado Fórmula Inter
 31/01 - Resultados Formula Vee
 31/01 - Resultados Fórmula 1600 - Prova 2
 31/01 - Resultados Fórmula 1600 - Prova 1
 31/01 - Resultados Força Livre/Spirit - Prova 2
 31/01 - Resultados Força Livre/Spirit - Prova 1
 31/01 - Resultado Classic Cup/Turismo N/Fusca Cup
 27/01 - Com ´Hat Trick´, Machavern/Pumpelly foram os melhores em Daytona
 27/01 - Resultados por classes da 1ª etapa do SportCar

... 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados