Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/10 - Cancelada a 13ª etapa do Sul-americano
 17/10 - Chuva e interrupções “esticaram” classificatórias em Interlagos
 17/10 - Barrichello vai encabeçar o grid do GP Brasil
 16/10 - Lambert vai encabeçar os grids da Sul-americana nas duas provas
 16/10 - Os grids da Sul-americana em SP
 16/10 - Tempos do primeiro treino em Interlagos
 16/10 - Tempos do segundo treino em Interlagos
 16/10 - Alonso foi o mais rápido e Barrichello o terceiro
 16/10 - Mais um piloto na preliminar do GP Brasil de Fórmula 1
 16/10 - Átila Abreu expõe carro na X-Treme Motorsport
 16/10 - Sul-americana traz novidades na preliminar da Fórmula 1 em Interlagos
 16/10 - Super GT: João Paulo de Oliveira segue com chances de título no Japão
 15/10 - Vitória dos Negrão na quinta etapa do Brasileiro
 15/10 - Resultado completo da "3 Horas de Tarumã"
 15/10 - Resultado do Brasileiro na "3 Horas de Tarumã"
 15/10 - Resultado do Gaúcho na "3 Horas de Tarumã"
 13/10 - Fórmula 3 Sul-americana faz preliminar do GP Brasil de Fórmula 1
 13/10 - Rally dos Bandeirantes: Varela/Macedo vencem novamente na Super Production
 13/10 - Com ´Hat Trick’ Kleinubing conquista seu 5º título nos EUA
 13/10 - Copa Brasil: Resultados da Super Senior

... 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados