Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/10 - Cancelada a 13ª etapa do Sul-americano
 17/10 - Chuva e interrupções “esticaram” classificatórias em Interlagos
 17/10 - Barrichello vai encabeçar o grid do GP Brasil
 16/10 - Lambert vai encabeçar os grids da Sul-americana nas duas provas
 16/10 - Os grids da Sul-americana em SP
 16/10 - Tempos do primeiro treino em Interlagos
 16/10 - Tempos do segundo treino em Interlagos
 16/10 - Alonso foi o mais rápido e Barrichello o terceiro
 16/10 - Mais um piloto na preliminar do GP Brasil de Fórmula 1
 16/10 - Átila Abreu expõe carro na X-Treme Motorsport
 16/10 - Sul-americana traz novidades na preliminar da Fórmula 1 em Interlagos
 16/10 - Super GT: João Paulo de Oliveira segue com chances de título no Japão
 15/10 - Vitória dos Negrão na quinta etapa do Brasileiro
 15/10 - Resultado completo da "3 Horas de Tarumã"
 15/10 - Resultado do Brasileiro na "3 Horas de Tarumã"
 15/10 - Resultado do Gaúcho na "3 Horas de Tarumã"
 13/10 - Fórmula 3 Sul-americana faz preliminar do GP Brasil de Fórmula 1
 13/10 - Rally dos Bandeirantes: Varela/Macedo vencem novamente na Super Production
 13/10 - Com ´Hat Trick’ Kleinubing conquista seu 5º título nos EUA
 13/10 - Copa Brasil: Resultados da Super Senior

... 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados