Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 02/06 - Di Grassi na frente pela Fórmula A
 02/06 - ATLANTIC: Corrida em Milwaukee foi adiada para domingo
 02/06 - Andréia Octaviano larga na frente pela Senior B
 02/06 - "Demolition Race" na Novatos
 02/06 - Sênior A - Saiba quem são os 3 primeiros
 02/06 - INDY LIGHTS: Chuva cancela treino classificatório
 02/06 - Sylvio Correa Neto larga na pole pela Novatos
 02/06 - Thomaz briga pela ponta
 02/06 - Veja os resultados oficiais da Junior Menor e Junior
 02/06 - Veja quem larga na frente da Graduados A
 02/06 - Átila Abreu fora
 02/06 - Iaconelli, outra vez
 02/06 - Iaconelli quer mais uma
 02/06 - Rossini Sarkis sai na frente na Júnior pelo Paulista de Kart
 02/06 - Há 10 anos atrás...
 02/06 - Confira os horários do GP de Milwaukee
 02/06 - NASCAR: Chuva ajuda Jarrett a largar na pole
 02/06 - Uma semana especial para Hélio Castro Neves
 02/06 - ATLANTIC: Basso sofre acidente em Milwaukee
 01/06 - ATLANTIC: Ryley larga na pole em Milwaukee; Orsi é o segundo

... 893 894 895 896 897 898 899 900 901 902 903 904 905 906 907 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados