Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 02/06 - Di Grassi na frente pela Fórmula A
 02/06 - ATLANTIC: Corrida em Milwaukee foi adiada para domingo
 02/06 - Andréia Octaviano larga na frente pela Senior B
 02/06 - "Demolition Race" na Novatos
 02/06 - Sênior A - Saiba quem são os 3 primeiros
 02/06 - INDY LIGHTS: Chuva cancela treino classificatório
 02/06 - Sylvio Correa Neto larga na pole pela Novatos
 02/06 - Thomaz briga pela ponta
 02/06 - Veja os resultados oficiais da Junior Menor e Junior
 02/06 - Veja quem larga na frente da Graduados A
 02/06 - Átila Abreu fora
 02/06 - Iaconelli, outra vez
 02/06 - Iaconelli quer mais uma
 02/06 - Rossini Sarkis sai na frente na Júnior pelo Paulista de Kart
 02/06 - Há 10 anos atrás...
 02/06 - Confira os horários do GP de Milwaukee
 02/06 - NASCAR: Chuva ajuda Jarrett a largar na pole
 02/06 - Uma semana especial para Hélio Castro Neves
 02/06 - ATLANTIC: Basso sofre acidente em Milwaukee
 01/06 - ATLANTIC: Ryley larga na pole em Milwaukee; Orsi é o segundo

... 893 894 895 896 897 898 899 900 901 902 903 904 905 906 907 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados